Na última terça-feira (2), a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos no Estado. O paciente, que segue em isolamento domiciliar,  é um homem de 27 anos morador de Belém. No decorrer da semana, o órgão confirmou vários outros casos suspeitos em municípios como Santarém e Parauapebas.

Agora foi a vez da Prefeitura de São Miguel do Guamá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informar que está investigando um caso suspeito do vírus monkepox (varíola dos macacos). Trata-se de uma mulher de 37 anos, que reside na cidade e viajou recentemente com a família para o município de Paragominas. As informações são do Portal SMG e da Rádio Alvorada 99.7.

LEIA TAMBÉM:

Varíola dos macacos: Saúde monitora situação epidemiológica

Parauapebas tem 5 casos suspeitos de Varíola dos Macacos

Varíola dos macacos: veja como reduzir risco de contaminação

De acordo com as autoridades sanitárias de São Miguel do Guamá, a mulher apresentou sintomas compatíveis com a doença e está em isolamento, mantendo os cuidados necessários para evitar a contaminação cruzada, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

A Vigilância Epidemiológica do município aguarda apenas a chegada do teste diagnóstico para colher material e enviá-lo para análise. A reportagem solicitou à Sespa uma nota sobre o caso suspeito de São Miguel do Guamá, mas até a publicação dessa matéria não havia recebido resposta.

Declarada emergência global em saúde pela Organização Mundial em Saúde (OMS) no sábado (23), a varíola dos macacos já teve 1.721 casos confirmados no Brasil.

Teste definitivo deve confirmar ou descartar suspeita Foto: Reprodução Pixabay

MAIS ACESSADAS