A vacinação contra covid-19, gripe e sarampo segue normalmente na semana que se inicia em Belém. Entre segunda-feira (08) a sexta-feira (12), a população pode procurar pelo serviço nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos três hospitais militares (Naval, da Aeronáutica e do Exército) e nos shopping centers Pátio Belém e Parque Shopping, em horários diferenciados e de acordo com os públicos elegíveis para cada vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informa que o município dispõe das vacinas Coronavac, Janssen, Pfizer adulto e pediátrica.

Veja também:

Belém estabiliza casos de covid-19 e mortes caem em 93%

São Miguel do Guamá tem 1º caso suspeito

No último dia 18 de julho, Belém começou a vacinar crianças de 3 a 5 anos contra a covid-19. Uma semana depois, a capital iniciou a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas com idade a partir de 30 anos.

Podem se vacinar todos aqueles (crianças, jovens, adultos e idosos) que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, bem como as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose até janeiro deste ano e que ainda não receberam a terceira dose.

A dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior.

A quarta dose está disponível para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade.

Além dos imunocomprometidos, também podem receber as doses de reforço as pessoas com 30 anos ou mais, os trabalhadores de saúde, as gestantes e as puérperas e trabalhadores da educação do ensino básico e superior (professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino).

Trabalhadores das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento que receberam as três doses há quatro meses ou mais, também estão aptos a receber a quarta dose.

Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica, que comprove a condição.

Já os trabalhadores da saúde e demais trabalhadores que estão aptos a se vacinar precisam apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.

ONDE SE VACINAR

- Hospital do Exército: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h;

- Hospital de Aeronáutica: Segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h;

- Hospital Naval: Terça e quinta, das 8h às 12h;

- Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o atendimento é das 8h às 17h;

- Nos shopping centers Parque e Pátio Belém, as vacinas estão disponíveis no horário das 9h às 19h.

Vários tipos de vacinas estão disponíveis em Belém durante esta semana; confira! Foto: Antônio Melo/Diário do Pará

MAIS ACESSADAS