plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
EXAME NACIONAL

Pará tem 3.778 custodiados inscritos no Encceja PPL 2022

Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, edição 2022 do Encceja PPL tem número recorde de inscritos no Pará.

Imagem ilustrativa da notícia Pará tem 3.778 custodiados inscritos no Encceja PPL 2022 camera Mais de 3.700 custodiados participaram do Encceja PPL. | Divulgação/SEAP

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) é uma prova anual. Ela permite que pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que não concluíram o ensino básico em idade apropriada consigam essa certificação. Este é um dos diversos programas de educação e profissionalização disponíveis no sistema prisional.

Este ano, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) inscreveu 3.778 custodiados e custodiadas no Encceja PPL 2022, estabelecendo um novo recorde de participantes no Pará. A aplicação das provas está programada para os dias 18 e 19 de outubro, para o ensino fundamental e médio, respectivamente.

LEIA TAMBÉM:

Pará é um dos estados que mais investem no país

Ônibus de Belém também precisam ter maior acessibilidade

De acordo com a coordenadora de Educação Prisional da SEAP, Patrícia Sales, o expressivo número de participantes no Exame deste ano é o resultado da nova gestão do sistema prisional do Estado, marcada pela criação de uma secretaria dedicada à administração penitenciária, além de parcerias com a Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc).

O que reforçou a concepção de que a educação é o melhor caminho para a ressocialização das pessoas custodiados. “As Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs) hoje enxergam que a melhor forma de ressocializar, de retornar à sociedade, é através da educação”, garante Patrícia Sales.

Saiba mais

O Encceja PPL mantém os mesmos níveis de dificuldades do modelo tradicional, também conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A diferença é que o Encceja é aplicado dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa dos Estados e do Distrito Federal.

O exame é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade apropriada para cada nível de ensino. As provas serão aplicadas nos dias 18 e 19 de outubro, para o ensino fundamental e médio, respectivamente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias