Quem transita pela Praça Floriano Peixoto, no bairro de São Brás, em Belém,  não irá mais se deparar com um triste cenário de abandono das áreas externa e interna do Mercado de São Brás. O espaço que é constantemente alvo de vandalismo e roubos, agora será completamente revitalizado.

Os recursos para a revitalização e requalificação do complexo do Mercado São Brás estão garantidos. O anúncio foi feito pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, em visita ao espaço na tarde desta segunda-feira, 8.

Prefeito visitou o Mercado de São Brás na tarde desta segunda-feira, 8, e informou que os recursos da reforma estão assegurados
📷 Prefeito visitou o Mercado de São Brás na tarde desta segunda-feira, 8, e informou que os recursos da reforma estão assegurados |Agência Belém

Toda a área do Mercado de São Brás receberá a revitalização promovida pela Prefeitura de Belém. Durante a visita ao local, o prefeito Edmilson Rodrigues anunciou que os recursos para a requalificação do espaço, cerca de R$ 50 milhões, já estão garantidos pela Caixa Econômica Federal.

Licitação - A obra do mercado tem previsão para conclusão em 18 meses. Todos os trâmites administrativos serão realizados até o final deste mês de agosto, e após, será aberto o processo licitatório para escolha da empresa executora.

O prefeito informou que os comerciantes que atuam no mercado já conhecem o projeto e aprovaram e que as obras podem começar ainda este ano, se o processo de licitação for rápida.

"Será um espaço popular, que oferecerá diversos serviços para os moradores de Belém e turistas”, explicou  Edmilson Rodrigues.

Expectativa  

Rosana Martins, comerciante no Mercado de São Braz se sente aliviada com a reforma esperada há anos e pelos trabalhadores do espaço estarem incluídos no projeto
📷 Rosana Martins, comerciante no Mercado de São Braz se sente aliviada com a reforma esperada há anos e pelos trabalhadores do espaço estarem incluídos no projeto |Agência Belém

Há 31 anos atuando no Mercado de São Brás, a comerciante Rosana Martins, 61 anos, aguarda há anos pela revitalização do espaço. “Meu coração está pulando de alegria, só o fato dele dar essa segurança para nós, me alivia. Importante também, que o trabalhador daqui do espaço está incluindo, pois a nossa preocupação era essa. Já vi o projeto, achei lindo, a nossa cidade vai ganhar muito”, comemorou.

O projeto para a requalificação do mercado de São Brás é do arquiteto Aurélio Meira e contará com uma grande área de lazer contendo restaurantes, mezanino, além de estacionamento e novos espaços para os cerca de 330 pequenos comerciantes que atuam no local.

“Faremos o restauro da arquitetura, que data do início do século XX. O espaço manterá a função de mercado, mas criaremos mezaninos, que poderão ser acessados por elevadores e escadas rolantes. Será um espaço de negócios e lazer, que permitirá o máximo de conforto para quem trabalha aqui e para quem for visitar”, ressalta o prefeito Edmilson Rodrigues.

MAIS ACESSADAS