Pelo segundo mês consecutivo, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese/PA) registrou queda no preço da maioria das frutas vendidas nas feiras livres e supermercados de Belém. A tangerina liderou a lista dos produtos mais em conta, com uma baixa que chegou a 4,59% em julho.

A pesquisa do Dieese/PA é baseada nos preços praticados nos meses de junho e julho, período escolhido para avaliar a evolução dos valores de 12 frutas nas gôndolas dos pontos de vendas da capital paraense: abacate, abacaxi, limão, acerola, banana prata, goiaba, laranja, mamão, maracujá, melancia, melão, tangerina.

O segundo fruto que teve recuo de preços foi a laranja, que caiu 2,70%; posteriormente o mamão, 1,71% mais barato e a goiaba vermelha com queda de 0,26%.

Da lista, cinco frutas apresentaram aumento nos preços em julho, como a acerola, que ficou 19,01% mais cara; o maracujá, com aumento de 7,67% no quilo do produto e a melancia que reajustou 6,16%. Embora as frutas tenham ficado mais baratas no mês passado, o balanço entre janeiro e julho deste ano aponta que a maioria das frutas pesquisadas apresentaram aumento nos preços, sendo que em muitos dos casos, o percentual ficou acima da inflação estimada para o mesmo período, em torno de 5,50%.

Ainda no topo da lista, a laranja com reajuste acumulado de 69,46%, em segundo lugar ficou a melancia, com aumento de 55,54% na unidade e em terceiro o melão, que acumulou que custou 41,76% a mais nos valores. As quedas neste período foram registradas entre o abacate (-30,46%); goiaba vermelha (-10,18%); abacaxi (-3,92%); e o limão (-3,61%).

MAIS ACESSADAS