No começo do mês de agosto, Secretaria de Saúde Pública (Sespa) havia confirmado  o primeiro caso de Mokeypox no Pará. Trata-se de uma pessoa do sexo masculino, de 27 anos, com histórico de viagem recente por São Paulo e Rio de Janeiro. O paciente buscou atendimento em uma Upa de Ananindeua, mas é residente de Belém. 

Neste sábado (13), a Sesma, Secretaria de Saúde de Belém, confirmou o primeiro caso de Monkeypox (Varíola dos Macacos) na capital paraense. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 40 anos, com histórico de viagem para cidade que já havia registro da infecção. Com esse, contabiliza dois casos confirmados da varíola dos macacos no Pará.

O paciente foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Marambaia. A equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesma realizou coleta de amostras em domicílio e recomendou o isolamento até o resultado laboratorial. 

 O Laboratório Central (Lacen) confirmou o diagnóstico positivo. O paciente segue em isolamento domiciliar, sem sintomas graves, com o curso normal de cura para a doença.

Primeiro caso da varíola do macaco foi confirmado na capital Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS