Um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), feito a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que no primeiro semestre deste ano as micro e pequenas empresas foram responsáveis por gerar 961,9 mil vagas de emprego, uma média de 72% do total de trabalhos formais em todo Brasil.

No acumulado de janeiro a junho, o setor de serviços continuou sendo o principal gerador de postos de trabalho no país, superando a marca de 533 mil contratações. Ao analisar os dados mais recentes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese/PA), o setor de serviço ficou em primeiro lugar na geração de emprego em Belém, com 5.832 postos criados naquele mês.

“Mais de 50% das contratações formais, ou seja, de carteira assinada, são realizadas pelos pequenos negócios. Em junho de 2022, houve o maior crescimento do número de admissões no Pará: mais de 38 mil pessoas ocuparam um posto de trabalho. Logo, foi o mês com maior saldo de empregos gerados neste ano”, explicou o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno.

Para o Caged, o quadro é semelhante ao resultado registrado no primeiro semestre de 2021, quando os micro e pequenos negócios geraram sete em cada dez vagas de emprego em todo país. Se tratando de médias e grandes empreendimentos, os números de carteiras assinadas responderam por pouco mais de 279,8 mil, ou seja, 21% dos empregados.

Sérgio dos Santos, de 32 anos, é empresário do ramo de barbearia, uma delas localizada no bairro do Jurunas. O local precisou fechar as portas no período da pandemia. Mesmo sem receita, o empreendedor manteve o quadro de pessoal do estabelecimento.

Apesar das atuais perdas no mercado, resultados da alta na inflação e pandemia, Sérgio contou que pretende abrir uma nova filial. “Os últimos anos não foram fáceis, mas conseguimos tocar o negócio sem prejudicar ninguém”, contou. “Estamos na expectativa de abrir uma filial nos próximos quatro meses. Com as novas contratações vamos para 14 profissionais”, completou Sérgio.

JUNHO

De acordo com o Caged, só no mês de junho, o Brasil teve um saldo positivo de 277,9 mil novas vagas de emprego. Desse total, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela criação de 176,8 mil empregos, em torno de 63,6% do total, enquanto as médias e grandes tiveram uma participação de 26,6% em postos de trabalho no mesmo mês, ou seja, 73,9 mil vagas.

Os setores de construção e indústria da transformação seguem em segunda e terceira posições, com 168,8 mil e 126,3 mil empregos gerados, respectivamente. Em todos os setores, as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo no período, inclusive no comércio, que foi o único com saldo negativo entre as médias e grandes.

Rubens Magno ressalta a recuperação dos postos de trabalho no Pará nos últimos meses
📷 Rubens Magno ressalta a recuperação dos postos de trabalho no Pará nos últimos meses |Ricardo Amanjas

“Mais de 50% das contratações formais, ou seja, de carteira assinada, são realizadas pelos pequenos negócios. Em junho de 2022, houve o maior crescimento do número de admissões no Pará: mais de 38 mil pessoas ocuparam um posto de trabalho. Logo, foi o mês com maior saldo de empregos gerados neste ano”. Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae/PA,

Dados

Segundo dados levantados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará até 31 de maio de 2022, e levando em consideração somente empresas optantes do simples nacional, no Pará existiam exatos 303.984 Microempreendedores Individuais (MEI) e 126.043 Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Rubens Magno ressalta ainda que a entidade “atua na capacitação dos empresários e de seus funcionários e oferece apoio na gestão dos empreendimentos. Além disso, assume um papel de articulador, para criar um ambiente favorável à criação e à sustentabilidade dos pequenos negócios”, concluiu o diretor-superintendente do Sebrae/PA.

Para quem pretende ampliar ou formalizar os negócios, a instituição dispõe de 13 agências de negócios espalhadas pelo Estado, além de duas unidades móveis que percorrem os municípios com serviços fundamentais para quem empreende ou quer empreender. O Sebrae/PA fica localizado na rua dos Municipalidade, no bairro do Umarizal, em Belém.

MAIS ACESSADAS