A comunidade católica da cidade de Marapanim, nordeste paraense, realizou neste domingo (14) o 118° Círio de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira do município.

A tradição secular que remota ao ano de 1904 levou centenas de fiéis às ruas da capital mundial do Carimbó. 

As celebrações iniciaram às 7h, com uma missa campal em frente à Ermida de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Barraca, celebrada pelo pároco Padre Stanislau dos Santos Pereira.

Em seguida, a procissão com a berlinda de Nossa Senhora das Vitórias percorreu um trajeto de cerca de 4 km, por algumas as principais ruas da cidade, recebendo diversas homenagens dos fiéis que acompanhavam a romaria e daqueles que manifestavam a devoção da frente de suas casas.

ORIGEM

A devoção à Nossa Senhora das Vitórias é de origem francesa e surgiu a partir da vitória que o rei da França, Luís XIII, alcançou contra o domínio protestante no reino, conhecido como a tomada de La Rochele, ocorrido em 1629, sucesso que ele atribuiu à intercessão de Nossa Senhora, ordenando a construção da atual basílica de Notre Dame des Victoires no centro da capital Paris.

A devoção à Nossa Senhora das Vitórias chegou a Marapanim em 1862, quando o vigário de Curuçá, Padre José Maria do Vale, fundou a primeira capela do lugar, dedicando à Nossa Senhora das Vitórias. A partir de então, a festa à padroeira do povo marapaniense se realiza sempre no segundo domingo de agosto, atraindo uma multidão de fiéis do interior do município e de outras cidades próximas, além de turistas e outros devotos da padroeira.

Neste ano, a Festa de Nossa Senhora das Vitórias tem como tema "Na festa de Maria, participar eu vou. Fora não dá" e objetiva levar o povo católico a se conscientizar sobre a importância da participação no seio da comunidade eclesial.

A procissão terminou com a chegada da imagem na Igreja Matriz da cidade, onde o bispo de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti, aguardava para celebrar uma segunda missa em honra à Nossa Senhora das Vitórias, ocasião em que foi benzido o novo presbitério e o mosaico da igreja paroquial.

A programação se estenderá por toda a semana, se encerrando no dia 22 de agosto, com a Regata de Nossa Senhora das Vitórias, pelas águas do Rio Marapanim. 

Procissão saiu por algumas das principais ruas da cidade, recebendo diversas homenagens Foto: Via WhatsApp

MAIS ACESSADAS