plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
EXPECTATIVA

Turismo deve "bombar" em Belém nos próximos meses

Rede hoteleira da capital espera lotação máxima durante o Círio de Nazaré, daqui a dois meses. Para este segundo semestre, a expectativa no Brasil é que o setor cresça mais de 4%, e o Pará deve acompanhar essa alta

Imagem ilustrativa da notícia Turismo deve "bombar" em Belém nos próximos meses camera Além da rede hoteleira, comerciantes de pontos turísticos da cidade, como no Complexo Ver-o-Rio, também esperam ansiosos pela chegada de visitantes no local. | Wagner Santana / Diário do Pará

A flexibilização da pandemia de Covid-19, com o número de casos cada vez menor em função da vacinação da população, possibilitou a retomada da economia, sobretudo na área do turismo. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa de crescimento é de 4,3% neste segundo semestre do ano, o que é motivo de comemoração, uma vez que o setor foi um dos mais afetados pelo vírus nos últimos dois anos.

O Pará deve acompanhar esse crescimento e, exclusivamente em Belém, essa alta deve se intensificar no período do Círio de Nazaré, em outubro, que volta a ser realizado aos moldes tradicionais e conta com a presença de pessoas de todas as partes do mundo.

A expectativa é baseada em dados estatísticos de 2019, último ano em que a maior manifestação católica do Brasil foi realizada. De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), naquela edição, Belém recebeu 83 mil turistas.

A possibilidade de superar a marca de 100 mil visitantes no Círio 2022 anima os vários ramos que dependem do turismo, como a rede hoteleira. “Nos anos anteriores, as reservas logo se esgotavam. Então, como esse ano o Círio de Nazaré retorna após dois anos por causa da pandemia, a cidade deve lotar demais e temos a certeza que o hotel ficará lotado, situação que já deve estar sendo organizada pelo setor de reservas”, disse Jéssica Pinheiro, atendente de um hotel na avenida Presidente Vargas.

LEIA TAMBÉM:

Venda de ingressos para o Círio inicia com site fora do ar

Aeroportos do Pará serão leiloados nesta semana; veja quais!

PROCURA

A expectativa positiva da rede hoteleira também se baseia em números deste ano. Durante as férias escolares do mês passado, por exemplo, a procura por vagas nos apartamentos foi grande por parte de turistas. “Durante o mês de julho, o hotel ficou lotado também. Então, se já foi assim nesse período, é mais um motivo que temos para crer que em outubro, no Círio, a lotação do hotel será máxima novamente”, completou Jéssica Pinheiro.

A retomada do turismo na cidade durante o Círio de Nazaré não fomenta apenas a rede hoteleira, como também outros serviços, como a busca pelos pontos turísticos. Essa expectativa anima os donos de quiosques do complexo Ver-o-Rio, que encaram o momento como oportunidade de aquecer as vendas das iguarias. “Esse turista vem pelo Círio, mas ele também quer visitar os pontos turísticos, como sempre foi nesse período em 14 anos que trabalho aqui. Por isso, estamos ansiosos com a presença deles no Ver-o-Rio, que está revitalizado, e em outubro vai ajudar muito nas vendas e a manter o negócio”, declarou Elizabeth Lacerda, proprietária de um dos quiosques.

Em um dos maiores pontos turísticos da capital paraense, principalmente quando o assunto é a culinária local, os restaurantes que integram a Estação das Docas também vivem essa expectativa pela chegada do Círio. “O restaurante é sempre lotado, mas no Círio supera qualquer período do ano. Então, se houver mesmo o Círio neste ano, já contamos com essa situação, mas estamos preparados para atender a alta demanda como em edições anteriores”, garantiu Fabricio Damasceno, gerente da Amazon Beer.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias