plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
IMUNIZAÇÃO INÉDITA

Belém tem primeira campanha de vacinação contra raiva humana

O público-alvo dessa primeira etapa da campanha é composto por profissionais que estão mais expostos à agressão de animais, como médicos veterinários e funcionários de pet shops.

Imagem ilustrativa da notícia Belém tem primeira campanha de vacinação contra raiva humana camera Primeira etapa da campanha de vacinação vai até esta sexta-feira (19). | (Foto: Reprodução RBATV)

Embora seja uma doença conhecida desde a antiguidade, a raiva humana ainda é um problema de saúde pública em muitas regiões e países, o que justifica as medidas de prevenção, principalmente, considerando-se os fatores de risco. A raiva é uma doença viral que se pode prevenir através de vacina. Por esse motivo, o tratamento e esquema vacinal são tão importantes.

Nesta quarta-feira (17), iniciou-se a 1ª Campanha Municipal de Vacinação Contra Raiva Humana, em Belém. A Universidade da Amazônia (Unama), na Avenida Alcindo Cacela, é um dos três pontos na cidade em que o serviço está disponível.

LEIA TAMBÉM:

Morcego com vírus da raiva é encontrado em Belém

Sespa investiga ataques de morcegos a humanos no Pará

De acordo com o responsável técnico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Cláudio Guimarães, a recente detecção de morcegos infectados com o vírus da raiva humana, no bairro da Marambaia, em Belém, foi um dos motivos que gerou a realização dessa campanha inédita.

“Não temos nenhum caso de raiva humana identificado na nossa região, mas recentemente nosso centro foi contatado para recolher alguns morcegos que deram positivo para o vírus”, lembrou o especialista.

“Tivemos essa ideia de realizar uma campanha de vacinação contra a raiva humana justamente pelo fato da nossa região ser uma região endêmica para esse vírus. Ele está circulado por aqui, pela Região Metropolitana de Belém, e por conta disso a gente propôs esse projeto. Essa primeira campanha de vacinação tem aí alguns dias, tem um protocolo e após esse primeiro momento vamos fazer uma avaliação para ver como poderemos trabalhar nos próximos anos”, explicou.

Guimarães afirmo ainda que a vacinação pode ser aplicada antes ou depois da exposição ao vírus que provoca a doença, o qual é transmitido ao homem por mamíferos, como cães e gatos, que precisam ser imunizados a partir dos 3 meses de vida.

Público-alvo

Nessa primeira rodada da campanha, explica Cláudio Guimarães, apenas os profissionais considerados do grupo de risco terão acesso à vacinação.

“Nesse primeiro momento, não é todo mundo que poderá se vacinar. Apenas os profissionais que lidam direta ou indiretamente com animais e que que estão mais expostos à infecção pelo vírus, como biólogos, médicos veterinários, zootecnistas, tratadores de zoológicos e criadouros, auxiliares de verenária, carteiros que estão expostos à agressão, e profissionais em geral de pet shops e clínicas veterinárias, enumerou.

A auxiliar de veterinária, Isabele Saraiva, de 27 anos, está entre os profissionais que garantiram a primeira dose da vacina antirrábica.

“Nós ficamos sabendo dessa campanha de vacinação pela nossa veterinária. E como trabalhamos em uma clínica veterinária, podemos ser mordidas por animais, sem sabermos se ele estão ou não com esse vírus”, ressaltou a jovem de 27 anos, que estava acompanhada da colega de trabalho, Danielle Amorim, que também foi imunizada.

Horários e locais

A campanha municipal de vacinação contra raiva humana acontece na universidade federal rural da amazônia ufra, unama campus alcindo cacela e faculdade fibra.

A primeira dose da vacina antirrábica será aplicada até a próxima sexta-feira (19), das 9 às 17 horas. Já a aplicação da segunda dose está prevista para os dias 24, 25 e 26 deste mês, sempre no horário das 9 às 13 horas.

Belém tem primeira campanha de vacinação contra raiva humana
📷 |(Foto: Reprodução RBATV)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias