Hábitos de vida saudáveis devem ser estimulados por todos os setores da sociedade, pois representam melhora na saúde da população, a qual, cada vez mais, está exposta a práticas sedentárias.

No próximo domingo (21), será realizada a primeira edição do Pedal Fest, passeio ciclístico realizado pela Casa da Juventude Comunidade Católica (Caju). O objetivo é proporcionar um momento esportivo e de lazer para as famílias, a partir de uma perspectiva cristã.

Veja também:

Pará gerou 11 mil postos de trabalho no primeiro semestre

Coleta de dados do IBGE com quilombolas inicia no Pará

Toda a renda arrecadada com as inscrições será revertida para a organização da Festividade de São João Paulo II, que será realizada em outubro em 2022.

Para a vice-coordenadora da Festividade da Caju, Simone Pípolos, o Pedal Fest será uma oportunidade de unir todas as idades em torno da evangelização e do esporte, que era uma das paixões de São João Paulo II, santo homenageado na programação.

“Durante o evento, teremos muita alegria em torno de músicas religiosas animadas que visam despertar a evangelização nos participantes e nas ruas por onde estivermos passando”, comenta.

Simone explica que a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) dará apoio durante o trajeto, ajudando a garantir a segurança dos participantes, e que a programação não é restrita para ciclistas profissionais.

“A ideia é também despertar o encanto de pedalar e da prática de esporte nas pessoas comuns. E mesmo para aquelas pessoas que não possuem bicicleta, poderá alugar no local, em frente ao Parque do Utinga, onde será nosso ponto de concentração”, informa. 

ESPORTE DEMOCRÁTICO

Para a ciclista Marjorie Paolelli, membro da Caju, um dos principais benefícios de andar de bicicleta é a possibilidade de muitas pessoas praticarem. “Ela pode ser praticada por crianças, jovens e idosos, com ou sem condicionamento físico. Você pode ir começando aos pouquinhos”, afirma a jovem ciclista.

Além disso, ela ressalta que é uma prática esportiva que pode ser feita ao ar livre, fora dos muros de uma academia, e que pode melhorar a saúde das pessoas.

A ciclista participará da programação e destaca que o evento é uma oportunidade de cuidar de duas dimensões muito importantes para os seres humanos: a espiritualidade e a saúde. 

Simone Pípolos deixa ainda o convite para quem deseja viver essa experiência diferenciada de pedal, tanto para os experientes como para quem nunca pedalou na cidade.

“Você costuma pedalar? Ótimo! Que tal contar com mais uma experiência? Nunca pedalou ou faz tempo que não anda de bike? Aproveite a oportunidade de relembrar a infância ou aprender um novo esporte! E melhor, na companhia de familiares e amigos!”.

PERCURSO

Com 15 quilômetros de extensão, o passeio ciclístico saíra às 7h da manhã do início do Parque do Utinga, seguirá pela avenida João Paulo II até o retorno no cruzamento com a travessa Antônio Baena. Depois, continua pela avenida João Paulo II até o último retorno antes do viaduto do Coqueiro, finalizando no mesmo ponto de partida.

As inscrições podem ser feitas pelo link, disponível aqui.

MAIS ACESSADAS