O reconhecimento pelo trabalho desempenhado é um dos maiores troféus que um profissional pode ter em sua galeria. Afinal, aquilo que se propõe a fazer é para si e também para os outros. No caso do jornalismo, cuja função é social, essa questão é ainda mais relevante.

Prestes a completar 12 anos de existência, o DOL recebeu mais uma homenagem, desta vez com o reconhecimento de três profissionais que atuam no veículo de webjornalismo do Grupo RBA de Comunicação.

Veja também:

Dose dupla! Jornalistas do DOL recebem Prêmio Melhores do Ano

DOL é o líder absoluto em acessos no Pará

Antônio Santos, Denilson D'Almeida e Enderson Oliveira foram selecionados para concorrer ao "Prêmio Einstein Os +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem Estar", promovido pela organização Jornalistas&Cia, em parceira com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

O concurso, a nível nacional, escolherá os profissionais, sites, blogs e veículos de imprensa de maior destaque no campo do jornalismo que envolve os temas de saúde, ciência e bem estar.

Os profissionais do DOL concorrem na categoria "Jornalistas regionais: Norte", com outros nomes como Célia Pinho (TV Mais Pará), Carlos Brito (TV Liberal), Daniela Branches (Globo), Paulo Paixão (Rede Amazônica), entre outros.

Denilson D'Almeida, indicado pela segunda vez consecutiva ao Prêmio, e ficou entre os três finalistas em 2021, se diz honrado em concorrer novamente ao lado de profissionais renomados da região.

Denilson D'Almeida atua no jornalismo há 10 anos
📷 Denilson D'Almeida atua no jornalismo há 10 anos |Celso Rodrigues/Diário do Pará

"Pode parecer clichê, mas tanto ano passado quanto este ano foi uma surpresa, porque esta seleção é feita por jornalistas que acompanham o trabalho da gente e que a gente nem imagina. Estar ali, junto com os colegas do DOL e com a Célia Pinho, que é minha amiga pessoal, é um privilégio. Aprendo muito com essa turma todos os dias", declara o jornalista, que atua como repórter do portal e já trabalhou em outros veículos do Grupo RBA.

Já Enderson Oliveira, coordenador de conteúdo do DOL, concorre pela primeira vez este ano e enxerga o reconhecimento trazido pela premiação como uma oportunidade para repensar o papel e a importância do trabalho dos jornalistas nestes mais de dois anos de duração da pandemia de covid-19.

Além de coordenador de conteúdo do DOL, Enderson Oliveira é professor e doutorando em Antropologia
📷 Além de coordenador de conteúdo do DOL, Enderson Oliveira é professor e doutorando em Antropologia |Mauricio Igor

"A indicação para este prêmio aponta não apenas para a possibilidade de se (re)pensar a importância da saúde e bem estar nesta - talvez - fase final da pandemia, mas também para a necessidade de se ter mais atenção e cuidado com os conteúdos de Ciência na cobertura jornalística. Hoje, um profissional da imprensa deve entender de muitos assuntos e estar ligado, independentemente da área, às inovações científicas e de que modo elas alcançam nosso cotidiano, seja através de medicamentos, exames e, principalmente, vacinas", explica.

PRÊMIO

O "Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar" elegerá, em seus dois turnos de votação, profissionais e veículos de comunicação dedicados a essas três áreas de atuação. Entre os profissionais, elegerá os TOP 25 Brasil e os TOP 3 das regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul.

No primeiro turno, que encerrou no último dia 11, foram mais de 180 jornalistas indicados nas categorias nacional, regional e colunistas, e 156 veículos/programas/podcasts. Ao todo, 59 jornalistas classificaram-se nacionalmente, muitos dos quais também indicados nas regionais, que somaram 54 profissionais; 24 jornalistas estão entre os finalistas em ambas as categorias. Nessas indicações estão representados 36 diferentes veículos/programas/podcasts.

Na cerimônia de premiação serão anunciados os TOP 5 Brasil e os campeões regionais além do(a) +Admirado(a) Colunista. Já os veículos disputam o certame nas categorias Agência de Notícias, Canal Digital, Podcast, Programa de Rádio, Programa de TV, Site/Blog, Veículo Impresso e Veículo Impresso Especializado.

A votação já está aberta e profissionais da comunicação e outros admiradores da área podem escolher até cinco profissionais e veículos de sua preferência neste link até o dia 1º de setembro. A cerimônia de premiação será no dia 10 de outubro, no Salão Chella do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Denilson D'Almeida, Enderson Oliveira e Antônio Santos foram indicados ao Prêmio; veja como votar! Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS