plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PREOCUPANTE

Belém tem três casos de transmissão local da nova varíola

A capital paraense tem oito casos confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). As ocorrências são nos bairros do Coqueiro, Fátima, Marambaia, Pedreira e Tenoné. Em todo o Estado, já são 13 confirmações da doença.

Imagem ilustrativa da notícia Belém tem três casos de transmissão local da nova varíola camera Belém é a cidade paraense com maior número de casos confirmados da doença. | ((Foto: Reprodução Shutterstock)

De acordo com o Ministério da Saúde, a varíola dos macacos pode ser contraída por contato próximo ou direto com alguém que apresente sintomas. Esse contágio se dá pelo contato com feridas, fluidos corporais, gotículas respiratórias e material contaminado, como roupas de cama, e seu período de incubação costuma ser de seis a treze dias, embora possa chegar a 21 dias.

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) confirmou nesta segunda-feira (29) os três primeiros casos de transmissão local ou comunitária da varíola dos macacos, em Belém. O que significa que ao menos três dos oito pacientes que testaram positivo na capital paraense não têm histórico de viagem para fora do estado ou do país, nem de terem tido contato com estrangeiros.

A Sesma informa, ainda, que os pacientes que tiveram transmissão local também não têm parentesco com os casos importados registrados anteriormente na capital. Todos seguem bem, em isolamento domiciliar e com acompanhamento constante das equipes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Sesma.

LEIA TAMBÉM:

Belém e Ananindeua aplicam 4ª dose para maiores de 18 anos

Avenida Cultural leva lazer para as ruas de Belém

Sabe-se, porém, que os oito casos confirmados até o momento envolveram moradores dos seguintes bairros: Coqueiro (1), Fátima (1), Marambaia (3), Pedreira (2) e Tenoné (1). Atualmente, nove casos seguem em investigação e seis foram descartados.

Pará tem 13 casos confirmados

A Secretaria de Saúde (SESPA) confirmou que há 13 casos de Monkeypox no Pará, residentes do município de Belém (08), Ananindeua (02) e Santarém (03). Outros 23 casos foram descartados. Ainda, 22 casos suspeitos seguem em investigação, notificados por: Santarém (01), Ananindeua (05), Belém (11), Marituba (04) e Benevides (01).

O acompanhamento e monitoramento dos pacientes são feitos pelas secretarias de saúde municipais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias