plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PREVISÃO DO TEMPO

Vem mais água! Inmet alerta sobre novas tempestades em Belém

É verão, mas fortes chuvas nos próximos dias podem ocorrer novamente

Imagem ilustrativa da notícia Vem
mais água! Inmet alerta sobre novas tempestades em Belém camera Rua de Belém alagada após temporal desta quarta (31) | Ricardo Amanajás/Diário do Pará

É tempo do verão amazônico, mas como as estações são indefinidas, fortes chuvas têm caído na Região Metropolitana de Belém (RMB).

Em mais uma tarde chuvosa, bairros de Belém foram atingidos, nesta quarta-feira (31), por ventania que provocou tornados que destelhou casas, destruiu estruturas, arrancou árvores, entre outras situações.

Em menos de uma semana, esse é o segundo registro de destruição, uma vez que, no último dia 25, os conjuntos residenciais Jardim América e Jardim Europa, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, foram devastados pelo fenômeno da natureza.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a forte ventania aconteceu em função da umidade das brisas marítimas que ao encontrar corrente de ar quente, em função do calor registrado em Belém antes da chuva, que originaram as nuvens cumulonimbus. “Essas nuvens foram observadas durante a chuva, que a corrente de ar ascendente dentro delas provocou essas manifestações, como os ventos fortes, redemoinhos e até pequenos tornados”, explicou José Raimundo Souza, diretor do Inmet-PA.

Ainda de acordo com o Inmet, o mesmo fenômeno natural atingiu dois conjuntos residenciais, em Ananindeua, na última quarta-feira (25). A equipe do DIÁRIO esteve no local e registrou casas destelhadas, muros desabados, árvores derrubadas pela ventania, assim como teve acesso à vídeos que mostravam telhas como se fossem plumas em redemoinho.

“Foi o mesmo fenômeno, que confirmamos em nossas estações a formação das nuvens cumulonimbus, que provocaram essas linhas de instabilidade que resultaram na mesma manifestação”, completou José Raimundo Souza.

O Inmet faz o alerta sobre a possibilidade de novas ocorrências de fortes chuvas nos próximos dias, em qualquer localidade da RMB, apesar de estarmos no período do verão amazônico. “Essa situação pode acontecer porque nas chuvas que tem caído, mesmo nesse período quente, as brisas do oceano também tem ocorrido e tem formado as nuvens cumulonimbus. Se elas provocarem o efeito de convecção, causarão linhas de instabilidades que irão provocar tempestades, ventanias, tornados com poder de gerar transtornos”, concluiu José Raimundo Souza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias