Em março de 2020, o mundo começou a parar por causa de um vírus ainda pouco conhecido. Para evitar a propagação da Covid-19, as pessoas foram proibidas de se reunir em grandes aglomerações e até de se abraçar. Agora, após dois anos de pandemia, as flexibilizações começam a permitir o retorno de festividades como o tradicional Círio de Nazaré. A expectativa entre os fiéis paraenses, como era de se imaginar, cresce a cada dia e muitos já estão com os preparativos a todo vapor.
Esse sentimento de que o grande dia está se aproximando ganhou um ingrediente visual na manhã desta segunda-feira (12), quando teve início a montagem das arquibancadas provisórias na Praça da República, onde, na previsão dos organizadores, até 10 mil pessoas poderão acompanhar as duas principais procissões da festa religiosa - 5 mil na trasladação, no sábado (08/10) e outros 5 mil na grande procissão do domingo (09/10).
LEIA TAMBÉM:
Círio de Vigia de Nazaré retorna às ruas
Círio 2022: mantos de Nazaré, minucioso trabalho de fé
A montagem começou nesta segunda, mas a coordenação do Círio não divulgou prazo para a conclusão da instalação. No entanto, a expectativa é de que o serviço esteja completamente terminado até o dia 6 de outubro, quando o Corpo de Bombeiros realizará a vistoria final das estruturas removíveis.
“As estruturas já estão aqui, a montagem já começou e a ideia é que as arquibancadas já fiquem prontas na primeira semana de outubro. Já estamos com o teste de carga agendado e a avaliação do Corpo de Bombeiros. Então, tudo está correndo dentro do planejado”, declarou Sérgio Reis, diretor de Arraial e Arrecadação da Diretoria da Festa de Nazaré.
Segundo ele, a novidade deste ano fica por conta do trecho de arquibancada que será instalado em frente ao Edifício Manoel Pinto da Silva.
“No módulo B das arquibancadas, que vão da Rua da Paz até o Manoel Pinto da Silva, as arquibancadas não vão encerrar na Presidente Vargas. Elas vão acompanhar o contorno da Praça da República e, com isso, nós vamos ter arquibancadas em frente ao Manoel Pinto da Silva, já na Avenida Nazaré. Dentro da Praça da República, mas na Avenida Nazaré”, esclareceu Reis.
O diretor também confirmou que, assim como ocorreu em 2019, este ano as arquibancadas do Círio também contarão com um espaço de convivência, onde haverá venda de produtos oficiais, café da manhã e lanches.
“Tal como em 2019, além das arquibancadas em si, nós vamos ter uma área de isolamento onde teremos uma região de convivência onde as pessoas poderão fazer um lanche no sábado à noite, durante a trasladação, ou tomar seu café da manhã aguardando a passagem do Círio, no domingo. E também vamos ter estandes com produtos oficiais do Círio. Tudo isso para dar o maior conforto possível aos devotos que venham acompanhar aqui a passagem da imagem peregrina”, explicou.
Venda de ingressos
A venda das entradas continua a ser feita exclusivamente pelo site oficial da Lojinha do Círio. É importante lembrar que a compra está limitada a cinco ingressos por CPF, ou seja, por pessoa.
No início deste mês, já foram entregues os 900 ingressos de gratuidade para as arquibancadas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar