plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO

Forma Pará realiza prova para 1.950 vagas da Uepa

O objetivo principal é assegurar cursos de nível superior a municípios

Imagem ilustrativa da notícia Forma Pará realiza prova para 1.950 vagas da Uepa camera (Divulgação/ Agência Pará)

Estudantes em busca de uma vaga em curso de nível superior fazem a prova do Processo Seletivo Especial (PSE) do Forma Pará em 39 municípios, neste domingo (18). Ao todo, 12.711 pessoas concorrem a 1.950 vagas ofertadas pelo Programa do Governo do Estado, por meio da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

O Forma Pará é desenvolvido, desde o ano de 2019, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) e as prefeituras ou entidades da sociedade civil. O objetivo principal é assegurar cursos de nível superior a municípios, para reduzir o déficit da oferta de ensino universitário no estado.

CONCORRÊNCIA

O PSE é organizado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) que registrou o maior número de inscritos, 1.870, no curso de Biomedicina ofertado em Cametá, com 37 candidatos por vaga. O segundo curso mais concorrido é o de Fisioterapia, em Breves, onde 1.579 estão na disputa pelas 50 vagas, o que significa 32 candidatos por vaga. Ananindeua tem a terceira maior concorrência, com 1.319 pessoas inscritas, resultando em 26 concorrendo a uma vaga do curso de Biomedicina.

As demais turmas, com 50 vagas cada, são nos seguintes cursos e municípios: Biomedicina em Soure; Engenharia Ambiental em Aveiro, Igarapé-Miri e Nova Esperança do Piriá; Engenharia de Alimentos em Itaituba e São Caetano de Odivelas; Engenharia de Produção em Afuá e Medicilândia; Engenharia de Software em Concórdia do Pará, Curionópolis, Paragominas e Primavera; Engenharia Florestal em Curuá e Senador José Porfírio.

O Forma Pará oferta, ainda, Fisioterapia em São Geraldo do Araguaia; Gastronomia em Santarém; Ciências Biológicas em Vigia de Nazaré; Ciências Naturais em Brasil Novo; Educação Física em Capitão Poço, São Francisco do Pará e Terra Santa; Geografia em Jacareacanga e Santa Luzia do Pará; História em Altamira e Brejo Grande do Araguaia; Letras (Inglês) em Castanhal e Santa Bárbara do Pará; Letras (Português) em Chaves, Monte Alegre, Nova Timboteua e Santarém Novo; Matemática em Anajás; Pedagogia em Maracanã; Saúde Coletiva em Capanema e São João da Ponta; e Terapia Ocupacional em Marabá.

A prova

O processo seletivo do próximo domingo (18) será das 9h às 13h. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 8h e fechados às 9h (horário oficial do estado do Pará).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias