plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
AVALIAÇÃO DO CAPES

Pós-Graduação da UFPA tem o melhor desempenho da história

Ao todo, 53 cursos de mestrado e doutorado subiram de nota na avaliação do Capes, sendo que dois programas de pós-graduação alcançaram a nota máxima

Imagem ilustrativa da notícia Pós-Graduação da UFPA tem o melhor desempenho da história camera Bloqueio de recursos pelo MEC chega a R$ 14 milhões | Divulgação/UFPA

A Educação é um instrumento indispensável para o desenvolvimento de uma sociedade, sendo a base para diversas outras atividades, e cada melhora no ensino e pesquisa representa um avanço para toda a comunidade.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) liberou a divulgação do resultado da Avaliação Quadrienal (2017-2020) dos programas que compõem o Sistema Nacional de Pós-Graduação, que apresentou o aumento do conceito de 53 cursos de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Os avanços ocorreram em cursos de 35 programas de pós-graduação (PPGs), abrangendo diversas áreas de conhecimento. Os dados institucionais foram apresentados pela gestão superior da Universidade na últiam quarta-feira (14), em sessão no auditório do Capacit, com a presença de coordenadores, docentes, técnicos e discentes da pós-graduação, além de gestores da Instituição.

Ao todo, 100 PPGs da UFPA, com 94 mestrados e 47 doutorados, passaram pelo processo de avaliação no período 2017 a 2020. A escala de avaliação dos programas vai de 1 a 7, sendo 3 a nota mínima para a habilitação do programa e 5 a nota máxima para programas que têm apenas o mestrado. Programas com doutorado que apresentem forte inserção internacional podem também alcançar as notas 6 e 7. Entre os 35 PPGs que subiram de conceito, 12 programas avançaram da nota 3 para 4, passando a habilitar-se para pleitear o doutorado; 19 programas subiram de 4 para 5; 2 programas subiram de 5 para 6: o de Física (PPGF), do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), e o de Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC); e 2 programas alcançaram a nota máxima, 7: o de Geologia e Geoquímica, do Instituto de Geociências (IG), e o de Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) (confira o infográfico abaixo).

O aumento dos conceitos nessa avaliação superou o resultado do período quadrienal anterior (2013-2016), em que 29 cursos de 18 PPGs da UFPA subiram de conceito. Outros 11 programas passaram pela primeira avaliação, obtendo a nota 3 para mestrados e 4 para doutorados. Mais 43 programas mantiveram a nota já obtida na avaliação anterior. Como a avaliação é sempre comparativa e leva em conta o avanço em cada área de conhecimento, os programas que mantiveram a nota são também programas que apresentaram melhores resultados, acompanhando o avanço em suas respectivas áreas. Oito programas (um deles com quatro polos) tiveram o conceito reduzido, mas poderão ainda apresentar recurso para revisão da avaliação. Além dos 100 PPGs avaliados, a UFPA possui mais dois programas criados em 2021, que só serão avaliados na próxima quadrienal.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias