Às 13h desta segunda-feira (26), o primeiro ônibus urbano da linha Outeiro–São Brás cruzou a ponte que liga a ilha à capital paraense. O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), liberou somente a travessia de um veículo deste tipo por vez em razão do controle do peso e passageiros, neste caso, 83 pessoas (sendo 40 sentados e 43 em pé).
Segundo o titular da Setran, Adler Silveira, as operações de trânsito na ponte continuarão pelo sistema de "pare-siga", com apoio dos órgãos de trânsito do Estado e da prefeitura de Belém. "É mais uma etapa importante da liberação da ponte do Outeiro, que a população já pode usar os ônibus para atravessar a ponte, e dessa forma, a gente pode garantir mais conforto aos habitantes da ilha." detalhou o Secretário.
O morador da ilha Helder Martins aprovou a nova liberação. "Fica melhor pra gente que não vamos precisar fazer a travessia andando", contou o auxiliar de serviços gerais.
A ponte está em obra de reconstrução desde o final de janeiro deste ano, quando houve a ruína de um dos apoios laterais do vão de navegação, destruído após choque de uma embarcação. A ruína do apoio desestabilizou a estrutura que precisou de imediatos reforços das vigas longarinas e o reforço do apoio 3, onde está sendo construído o mastro da nova ponte estaiada que sustentará o tabuleiro original da ponte.
Segundo a área técnica da Setran, a liberação foi possível após a finalização da viga travessa que incorporou o apoio original ao apoio destruído, garantindo a estabilidade da ponte. Além disso, no último mês de agosto, foi concluído o reforço da ponte por meio de proteção externa com 100 metros de cabos de aço.
A nova ponte do Outeiro, depois de pronta, terá dois vãos de navegação de 80 e 100 metros de largura, que permitirão a navegação em dois sentidos para reduzir o risco de impactos nos apoios de sustentação da estrutura.
SEGUNDA PONTE
Além da ponte que está sendo reconstruída, o governo do Estado vai construir uma segunda ponte. O local da nova estrutura será no final da Sétima Rua, onde atualmente é realizada a travessia de caminhões por meio de balsas. O projeto inicial já foi concluído e a Setran organiza o processo licitatório.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar