A terceira rodada de pesquisa do Instituto Acertar aponta vitória de Helder Barbalho (MDB) no 1º turno no Pará. O atual governador, que busca a reeleição, tem 74,7% dos votos válidos e pode ser reeleito neste domingo, 2 de outubro. O resultado mostra que, a cada 4 eleitores no Estado, 3 votam em Helder.
O governador tem mais de 54 pontos percentuais na frente em relação ao segundo colocado. Os votos válidos são aqueles conferidos a um candidato, ou seja, excluindo os votos brancos e nulos, e que são contabilizados para o resultado final da eleição pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Ao confirmar esses resultados no final da apuração dos votos, Helder Barbalho vai se tornar o primeiro governador do Pará reeleito no primeiro turno das eleições. A expectativa é que os eleitos em todo país sejam conhecidos mais cedo do que em eleições anteriores, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu uniformizar o horário de votação em todo o Brasil para as eleições de 2022 – já que temos quatro fusos horários no território nacional. Desta vez, o horário de encerramento dos votos será às 17h, no horário oficial de Brasília.
A pesquisa do Instituto Acertar foi realizada entre os dias 28 a 30 de setembro de 2022, encomendada pelo Diário do Pará. Na intenção de voto estimulada, os dados da pesquisa mostram que Helder Barbalho atingiu 67,8%, seguido por Zequinha Marinho (PL), que obteve 18,6% das citações. Adolfo Oliveira (PSOL) 1,2%, Dr. Felipe (PRTB) e Sofia Couto (PMB) aparecem ambos com 0,9%, Major Marcony (Solidariedade) 0,6%, Cleber Rabelo (PSTU) 0,4% e Paulo Roseira (Agir) 0,3%.
Os resultados da pesquisa indicam que 5,7% dos eleitores estão indecisos e devem tomar posição somente antes da votação e 3,6% declararam que irão votar em branco ou anular o voto.O Instituto Acertar ouviu 1.200 entrevistados entre os dias 28 a 30 de setembro de 2022, em 40 municípios. A margem de erro é de 3,0% sobre os resultados gerais e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. Ela foi registrada junto ao TSE com o Nº PA-07744/2022).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar