Ocupando quase 40% do território nacional, o Bioma Amazônia tem uma área de 4.196.943 Km². É um dos mais ricos em biodiversidade do mundo, pelo conjunto de ecossistemas que abrangem toda Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do planeta.
Dentre a exuberante vegetação da região, a samaumeira reina soberana tanto nas matas, quanto nas cidades amazônicas, onde sua imponência também se faz presente. Também conhecida como “rainha das matas” ou “árvore da vida”, elas podem ultrapassar os 100 anos de idade. São as anciãs das florestas.
Por ser uma árvore de grande porte, as sementes da samaumeiras não podem crescer perto das “mães”. Por isso, elas possuem uma espécie de “algodão”, que “ajuda a árvore a dispersar para longe suas sementes, com o objetivo de que elas tenham mais chances de vingar e chega à fase adulta”, diz Alfredo Miglio (@raizorganica_belem), estudante de engenharia ambiental da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Quando a árvore começa a soltar essas sementes, o fenômeno se assemelha a flocos de neve sendo dispersados pelo vento. Em alguns lugares de Belém, o chão fica tomado de sementes de samaumeiras. Um destes lugares é o Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN).
Veja:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar