plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MISSAS E PROCISSÃO

Nossa Senhora de Aparecida: veja a programação em Belém

Dia da solenidade de Nossa Senhora Aparecida o Santuário estará aberto a partir das 6h30 para visitação dos fiéis. A missa será às 7h, presidida pelo Padre Paulo Cruz, Vigário do Santuário de Aparecida.

Imagem ilustrativa da notícia Nossa Senhora de Aparecida: veja a programação em Belém camera Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil. | Foto: Pascom Santuário de Aparecida

Nesta semana, a Arquidiocese de Belém celebra mais uma vez a Virgem Maria, desta vez no título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, no dia 12 de outubro, no Santuário da Padroeira (Av. Pedro Miranda, 1566 – Pedreira) onde ocorre a festividade com o tema “Maria, Mãe e Mestra da Unidade”, que iniciou no dia 1 de outubro e segue até o dia 12, com terço às 6h30, missa às 7h e 19h, novena às 18h30 e programação cultural todas as noites.

Quarta-feira (12) dia da solenidade de Nossa Senhora Aparecida o Santuário estará aberto a partir das 6h30 para visitação dos fiéis. A missa será às 7h, presidida pelo Padre Paulo Cruz, Vigário do Santuário de Aparecida.

Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, presidirá a Santa Missa às 9h, com transmissão ao vivo pelos meios de Comunicação da Arquidiocese (TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais).

Cônego Ronaldo Menezes, Vigário Episcopal da Região Santa Cruz, celebrará a missa às 11h. Já, às 12h, haverá o tradicional almoço da Padroeira. Padre Wagner Maria, Pároco do Santuário, presidirá a Santa Missa às 17h e, em seguida, sairá a Procissão da Festa com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A procissão percorrerá Av. Pedro Miranda, Tv. Enéas Pinheiro, Av. Antônio Everdosa, Travessa Vileta, Av. Marquês de Herval, Tv. Mauriti, Avenida Pedro Miranda, e retorna ao Santuário.

Após a chega da procissão Padre Cleber Yuri Franco presidirá a Santa Missa de encerramento da festividade, onde a Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida retorna ao Glória do Santuário, de onde a imagem desceu para mais perto dos fiéis, no último dia 25 de setembro, em virtude da apresentação do manto.

A Imagem Jubilar foi doada à Arquidiocese de Belém pelo Santuário Nacional de Aparecida, durante as comemorações dos 300 anos do achado da imagem de Aparecida.

Em virtude da grande devoção e reconhecimento a Nossa Senhora Aparecida em nossa região, em 1º de maio de 2021 foi instituído o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida, o segundo da Arquidiocese.

Consagração a Nossa Senhora Aparecida

Com toda confiança, batemos à porta de vossa Casa, Maria, Nossa Senhora Aparecida, neste vosso Santuário, em Belém, Casa do Pão! Acolhei neste espaço de fé cada pessoa que vos procura, com suas dores e esperanças. Ajudai-nos a fazer o que Jesus disser, para que um dia possamos estar ao vosso lado no Céu.

Seja este Templo lugar de vossa presença a nos fortalecer na fé, esperança e caridade. Protegei a Igreja, o Papa, os Bispos, os Sacerdotes e o Povo fiel; acolhei os religiosos, religiosas, as famílias, as crianças e os jovens!

Consoladora dos Aflitos, sede conforto dos que sofrem no corpo ou na alma; /sede luz dos que procuram Cristo, Redentor do Homem; a todos mostrai que sois a Mãe de nossa confiança.

Rainha da Paz, alcançai para o mundo a paz, fazei que o Brasil tenha paz duradoura, que os homens convivam sempre como irmãos, como filhos de Deus!

Nossa Senhora Aparecida, abençoai este Santuário e os que nele trabalham, abençoai este povo que aqui reza e canta, e todos os vossos filhos! Abençoai nossa Arquidiocese, abençoai o Brasil. Amém.

Santuário

A paróquia Nossa Senhora Conceição Aparecida foi elevada a Santuário no dia 1 de maio de 2021, sendo o segundo da Arquidiocese de Belém. O primeiro é a Basílica Santuário.

A paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida faz parte da Região Episcopal Santa Cruz e foi instalada no dia 12 de outubro de 1974, pelo Arcebispo Dom Alberto Gaudêncio Ramos.

Atualmente a Paróquia Santuário conta oito Comunidades e três sacerdotes: Padre Wagner Maria Amaral de Lima, como pároco e Padre Paulo Humberto Rodrigues Cruz e Padre Cleber Yuri Franco como vigários paroquiais.

Visita Jubilar dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

Em março de 2017, a Arquidiocese de Belém recebeu a Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida, trazida no dia 17, pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que no mesmo dia Celebrou a Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida (SP), onde recebeu a réplica da Imagem encontrada no rio Paraíba do Sul.

A programação na arquidiocese durou uma semana com visita às sete Regiões Episcopais (Sant’Ana, Santa Maria Goretti, Coração Eucarístico de Jesus, São João Batista, Santa Cruz, São Vicente e Menino Deus).

Encerrando a programação da Visita Jubilar, no dia 26, na Região Episcopal Santa Cruz, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a réplica a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi imposta de forma definitiva sob guarda da Arquidiocese de Belém, onde permanece para visita tação dos fiéis. Também podendo ser solicitada para visitação às demais paróquias e instituições.

Programação (dia 12)

Missa às 7h, 9h, 11h, 17h e às 19h

Almoço da Padroeira às 12h

Procissão da Festa às 18h

Programação Cultural às 20h

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias