plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
VENDA CASADA

Loja da Apple no Boulevard Shopping é autuada pelo Procon

Estabalecimento vendia Iphones sem o carregador da bateria. Cliente tinha de pagar pelo dispositivo

Imagem ilustrativa da notícia Loja da Apple no Boulevard Shopping é autuada pelo Procon camera Estabelecimento será notificado da infração | ( Divulgação )

Há algumas semanas que denuncias sobre lojas estarem vendendo aparelhos de telefone celular sem o carregador da bateria se espalhavam por Belém. O cliente estava tendo de comprar o carregador, que é indispensável para manter o dispositivo funcionando, à parte. Uma prática ilegal denominada de venda casada - prevista no Código de Defesa do Consumidor.

Ouro ilegal movimentou 300 milhões no Pará e em 19 Estados

Pois bem, um destes estabelecimentos denunciadas é a loja da Apple, que funciona no Boulevard Shopping, centro de Belém. O empreendimento, diga-se de passagem, tem um perfil voltado para as classes A e B.

Fiscalização do Procon constatou pratica ilegal de venda casa na Loja da Apple do shopping Boulevard
📷 Fiscalização do Procon constatou pratica ilegal de venda casa na Loja da Apple do shopping Boulevard |( Divulgação )

Nesta quinta-feira (20), uma equipe de fiscalização da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Pará), esteve na loja da Apple e constatou a irregularidade. Os fiscais chegaram no exato momento em que um cliente comprava um Iphone 14, sem o carregador.

“Após constatar a venda casada, vamos autuar a empresa com um auto de infração e sanções administrativas previstas no Código de Proteção e Defesa do Consumidor”, informou Rodrigo Moura, coordenador de Fiscalização.

É falso que TSE enviou censor para fiscalizar Jovem Pan

Nos próximos dias, a loja da Apple será notificada pelo Procon-PA sobre a venda casada de celulares e carregadores. A fiscalização atende a uma determinação da Secretaria Nacional do Consumidor.

"A prática da empresa de retirar os carregadores das embalagens dos smartphones comercializados é veementemente repudiada pelos órgãos e entidades de defesa do consumidor atuantes em território nacional'', consta na recomendação. O documento determina também “a imediata suspensão, nos termos do art. 18, VI, do Decreto n.º 2.181/97, do fornecimento de todos os smartphones da marca iPhone, independentemente do modelo ou geração, desacompanhados do carregador de bateria”.

O consumidor pode denunciar a prática de venda casada ao Procon Pará, por meio do Disque 151 ou pelo fone (91) 3073-2827, e ainda pelo e-mail [email protected].

Adolescente vende o próprio sangue para comprar celular

Outro meio de garantir atendimento no órgão é ir diretamente à sede, na Travessa Lomas Ventinas, 1.150, no bairro da Pedreira, ou às Estações Cidadania dos shoppings Pátio Belém e Bosque Grão-Pará.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias