plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
INOVAÇÃO

Torre de transmissão móvel vai ajudar energia no Pará

Equipamento poderá ser utilizado quando torres de transmissão tradicionais estiverem em manutenção ou sofrerem alguma intercorrência, o que vai garantir uma redução de cerca de 5 horas no tempo de recomposição do sistema elétrico.

Imagem ilustrativa da notícia Torre de transmissão móvel vai ajudar energia no Pará camera Divulgação

Equipamento poderá ser utilizado quando torres de transmissão tradicionais estiverem em manutenção ou sofrerem alguma intercorrência, o que vai garantir uma redução de cerca de 5 horas no tempo de recomposição do sistema elétrico.

A Equatorial Pará é a primeira distribuidora de energia do Brasil a adquirir e operar uma torre de transmissão móvel, que visa garantir redução no tempo de recomposição do sistema elétrico em casos de contingência em Linha de Transmissão. Estas situações, que levam um tempo maior a serem resolvidas, costumam deixar os clientes sem o fornecimento de energia elétrica adequado. O projeto da empresa paraense contou com um investimento de 4,4 milhões de reais.

UsiPaz Jurunas/Condor é a sétima a ser entregue no Pará

Pará decreta e transfere feriado do servidor para novembro

Uma torre de transmissão tradicional é uma estrutura metálica que sustenta uma série de cabos por onde a energia elétrica é transportada. Já a torre móvel, que parece um caminhão, é um equipamento tracionado, que utiliza mecanismos hidráulicos, e tem a capacidade de substituir uma torre de transmissão comum de 69 kV ou 138 kV, que possa ter sofrido algum dano ou esteja em período de manutenção. Em termos comparativos, com o novo equipamento haverá uma redução de cerca de 5 horas no tempo de recomposição do sistema elétrico.

De acordo com Otávio Nascimento, executivo de Manutenção da Equatorial Pará e gerente deste projeto, quando situações atípicas ocorrerem com uma torre de transmissão comum, a nova torre móvel será capaz de suprir a demanda de serviço enquanto a estrutura tradicional passará por reparos, o que, na prática, vai garantir que os clientes não fiquem longos períodos de tempo sem o fornecimento de energia.

“A torre móvel vai colaborar com a manutenção de estruturas de linha sem a necessidade de desligamentos, o que preservará, assim, os indicadores de qualidade técnica e elevará a satisfação dos nossos clientes”, destaca Otávio.

O investimento na torre móvel contou com recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel. Além disso, a Equatorial Pará, através da Gerência Corporativa de Digital e Inovação e a Gerência Regional de Obras e Manutenção, executou o trabalho junto ao Instituto Lactec, um dos maiores centros de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil.

“É algo inovador no país. A Equatorial Pará se torna pioneira neste tipo de equipamento, que beneficiará os clientes por todo o estado. Com a torre móvel, garantimos mais inovação, qualidade e rapidez em nossos serviços”, finaliza Otávio Nascimento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias