O governador Helder Barbalho (MDB) disse ontem, em entrevista ao portal UOL, que vai acompanhar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na COP27, no Egito. Sobre as expectativas para o evento, referiu-se ao atual presidente. “Bolsonaro colhe o que planta. Ele teve oportunidade de ir à COP25 em 2019, na Espanha, e não foi. Teve oportunidade de ir à COP26, ano passado, em Glasgow, e não foi. Tinha oportunidade de ir nessa e se negou. Então, ele não pode achar que é usurpação o novo presidente, que está a menos de dois meses de assumir, demonstrar interesse em recuperar o protagonismo do Brasil”, opinou Helder.
COMPENSAÇÃO
Sobre a expectativa em torno da participação do Brasil na COP27, Helder comentou que a ida do presidente Lula “gera expectativa de que ele vá demonstrar aquilo que o mundo pode esperar do Brasil. Acho que o presidente Lula deve assumir o compromisso de redução de emissões, mas deve cobrar compensação por parte dos países industrializados de que façam uma ação efetiva de regulação do mercado de crédito de carbono para que a floresta em pé se transforme em uma commodity”, explicou. Para ele, essa regulação é fundamental para resolver o conflito ambiental.
HOSPITAIS
Uma premiação inédita revela os melhores hospitais públicos do Brasil. Ao todo, 40 hospitais foram incluídos no ranking, que reconheceu as instituições do SUS mais eficientes e bem avaliadas. Do Pará, três destaques: o Hospital Regional do Baixo Amazonas de Santarém no 11º lugar; a tradicional Santa Casa de Misericórdia na 14ª posição; e o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, de Belém, em 17º. Atualmente, o país tem 200 hospitais “Acreditados ONA 3” (nível de excelência). Apenas 34 hospitais públicos mantêm esse último nível de Acreditação.
MARAJÓ
A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), recebeu, nesta terça-feira (8), representantes da empresa Allmazon para tratativas sobre a instalação de um processamento de polpas, principalmente de açaí, e de uma usina de biomassa em Breves, no Marajó. O investimento inicial é de R$18 milhões, para implantação de uma unidade industrial de 100 mil metros quadrados dentro do Distrito Industrial de Breves. O projeto está em fase de georreferenciamento e trâmites para a transferência da titularidade da área, de 163 hectares, para a Codec, órgão do governo estadual.
ESTUDANTES
Em nota encaminhada ao DIÁRIO, o Sintepp repudia a violência contra estudantes na área ocupada por manifestantes bolsonaristas na avenida Almirante Barroso e cobra das autoridades garantias e segurança às comunidades escolares ali existentes. “Nosso sindicato repudia tal violência e preocupado com o nível de hostilização destes atos não orienta nenhum confronto com a horda bolsonarista”, diz o sindicato. Ao mesmo tempo, diz esperar do Ministério Público e do governo do Estado ações contundentes no sentido de garantir aos estudantes o acesso à educação com segurança.
CRIME
Um vídeo mentiroso, que começou a circular na segunda-feira, 7, tumultuou o atendimento no HPSM da 14, no Umarizal. O vídeo, francamente terrorista, de um perfil que já foi identificado, diz que as pessoas que participam de atos golpistas em Belém (tentando interditar a avenida Almirante Barroso) teriam sido envenenadas no HPSM. A Secretaria Municipal de Saúde desmentiu e acusou o responsável de dificultar o atendimento do pronto-socorro, em busca de fazer com que as pessoas se sintam receosas e com medo de procurar o “Mário Pinotti”.
LINHA DIRETA
- Belém está entre as 20 cidades brasileiras que tiveram as maiores - e bilionárias - receitas em 2021, segundo um levantamento do portal Brasil 61. Em 18º lugar, a capital paraense teve R$ 3,6 bi de recursos no ano passado e é a única cidade do estado na lista.
- A cidade de Colares, no nordeste paraense, está de luto pelo falecimento de Hilbert de Araújo Freitas, conhecido como “Seu Beto”, ocorrido ontem. Ele fundou no município a Rádio Rosário e ficou conhecido pelos depoimentos à época da Operação Prato, na década de 70.
- O projeto Árvore da Vida, em andamento no complexo obstétrico do Hospital Regional Abelardo Santos, e que entrega de presente para as mães uma folha “carimbada” com a placenta logo após o parto já contemplou mais de quatro mil puérperas desde sua criação, em abril de 2021
- Começa no dia 30 de novembro a 54ª Exposição Feira Agropecuária do Estado do Pará. O evento conta com palestras, cursos técnicos, leilões e inaugurações de espaços em cinco dias de programação. A programação vai até 4 de dezembro.
- Instrutores, b-boys e b-girls desse tipo de dança, e agora nova modalidade olímpica, participaram do curso preparatório para o ensino do Breaking, realizado no último sábado, 5, pela Federação Paraense de Breaking (FPAB), criada em outubro passado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar