A temporada de presentes já está aberta nos Correios de Belém. Ontem (18), ocorreu a abertura da 33ª edição da campanha solidária “Papai Noel dos Correios 2022”, na agência Central dos Correios, localizada na Avenida Presidente Vargas. A ação é conhecida por atender à grande demanda de presentes de natalinos das crianças em vulnerabilidade social. Por isso, as cartinhas devem ser entregues no local até o próximo dia 30 de novembro. Já quem pretende presentear a garotada neste Natal tem até o dia 16 de dezembro para encaminhar os presentes na agência.
Considerada a maior campanha dos Correios, a ação iniciou com a sensibilização dos profissionais da estatal que recebiam cartas endereçadas ao Papai Noel. Atualmente, são milhares de cartinhas escritas por alunos até o 5º ano da rede pública de ensino ou de crianças de até 10 anos em situação de vulnerabilidade social. Em Belém, a adoção das cartas e entregas dos presentes estão concentradas na agência central dos Correios, na Presidente Vargas. Em relação ao estado do Pará, três municípios são atendidos pela campanha: Castanhal, Santarém e Salinópolis. “A campanha tem todo esse lado da solidariedade, da responsabilidade social da empresa e o lado pedagógico de ensinar as crianças a escrever uma carta. A gente não trabalha com limite, quantas vierem vão ser disponibilizadas para adoção. O mais emocionante foi de um irmão pedindo cadeira de rodas para a irmã”, disse o superintendente estadual dos Correios, Cristiano Barata Morbach.
PEDIDOS
Este ano, os pedidos podem ser feitos em formato híbrido, entregues nas agências dos Correios ou através do blog da campanha. Os pais ou responsáveis tem até o dia 30 de novembro para encaminhar as cartinhas das crianças, em modelo presencial ou online. A adoção das cartinhas pelos doares e a entrega do presente devem ocorrer até 16 de dezembro. As entregas a criançada ocorrem durante o mês de dezembro. “Para adotar é só vir pegar a cartinha, não tem nenhum procedimento burocrático. É só escolher, deixar o contato, o nome, se identificar como padrinho daquela criança que escrever e se comprometer a trazer o presente até a data limite”, garantiu.
Em Belém, as adoções aos pedidos podem ser realizadas de segunda a sexta, de 9h às 17h, na agência central dos Correios, localizada na avenida Presidente Vargas entre Ó de Almeida e Aristides Lobo. Para confirmar a adoção é preciso portar documento de identidade, e-mail e número para contato.
ADOÇÃO
Era a primeira vez que Ana Lúcia de Souza, de 54 anos, participou da campanha dos Correios como doadora. A intenção inicial era pegar duas cartinhas, mas, na realidade, a dona de casa saiu com quatro pedidos em mãos. “A minha família não é rica, mas gosta de ajudar o semelhante. Minha filha desde pequena repartia, os brinquedos que ela não gostava e estava em perfeito estado ela dava para as pessoas carentes. Ano passado, a gente distribuiu 50 cestas básicas. As cartinhas são só uma continuação dessa nossa forma de doação. Eu imagino encontrar muita coisa porque tem muita gente precisando, principalmente de alimentação”, disse a dona de casa.
Com 4 anos de idade, Maria Eduarda da Silva é uma das crianças à espera da adoção do presente de Natal. Comportada, ela garante que obedeceu aos pais e fez todos os deveres da escola. Por isso, a menina diz que merece ganhar o presente, uma bicicleta. “Eu pedi uma bicicleta, eu já sei pedalar. Eu vou andar lá em casa. Eu quero lilás, eu gosto muito dessa cor. Vou esperar o Papai Noel me dar. Eu sou da igreja, lá na igreja eu prego, eu oro e canto. Já falei para o Papai Noel me dar meu presente que eu sou comportada, eu fiz todo o meu dever da escola esse ano, respeitei minha mãe, fui para a escola também”, garantiu a garota.
Para a tia, Tatiana Maciel, 44 anos, a iniciativa dos Correios é a oportunidade de garantir o presente de Natal da criançada, já que, atualmente, a família não tem condições financeiras suficientes para prover a lembrança. “A gente fica na expectativa, torcendo para que eles venham ganhar o presentinho deles. Eles estão ansiosos para receber o presente. Ela que escreveu a cartinha porque já conhece as letras, com uma ajuda minha também. A gente vai ficar muito feliz se ela receber porque atualmente a gente não está trabalhando, só cuidando deles, trabalho de forma autônoma. Então, nem sempre a gente tem a oportunidade de dar um presente da forma que eles querem”, afirmou a dona de casa.
PARA ENTENDER
PRESENCIAL
l Entrega da carta aos Correios: 30 de novembro.
l Adoção e entrega dos presentes: 16 de dezembro.
l Local: Correios – Presidente Vargas entre Ó de Almeida e Aristides Lobo.
l Dias: segunda a sexta.
l Horário: 9h às 17h.
l O que é necessário: Identidade, e-mail e número para contato.
ON-LINE
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar