plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
GARRAFÃO DO NORTE

PC dá detalhes sobre operação contra "novo cangaço" no Pará

Polícia Civil apresentou à imprensa o material apreendido na operação deflagrada contra os suspeitos de roubo a dois bancos em Garrafão do Norte na última quarta-feira (30).

Imagem ilustrativa da notícia PC dá detalhes sobre operação contra "novo cangaço" no Pará camera Material usado pelos criminosos no roubo a agências bancárias em Garrafão do Norte foi apreendido e apresentado pela Polícia Civil | Sancha Luna/RBATV

O trabalho investigativo e de apuração dos fatos por parte das forças de segurança do Pará resultaram na rápida prisão de quatro homens envolvidos no assalto a duas agências bancárias em Garrafão do Norte, ocorrido na última quarta-feira (30).

Na manhã desta segunda-feira (05), a Polícia Civil expôs à imprensa o material apreendido na operação de combate aos criminosos em uma coletiva realizada na Delegacia-Geral, no bairro de Nazaré, em Belém.

Veja também:

Quadrilha invade loja e faz clientes e funcionários reféns

PRF confirma 16 atropelados e 2 mortos no Oeste paraense

Entre armas de grosso calibre, como fuzis, carabinas, espingardas, submetralhadoras e demais armamentos de cano longo, além de munições e coletes balísticos, os criminosos também detinham grandes quantidades de entorpecentes, que também foram apreendidos pela força-tarefa que reuniu diversos órgãos de segurança pública.

"Cabe enaltecer o trabalho realizado pelas forças de segurança de forma integrada", pontuou o secretário de Estado de Segurança e Defesa Social, Ualame Machado, que comentou como a repressão a esta modalidade de crime tem surtido efeito nos últimos anos.

Ualame Machado, titular da Segup, comentou resultados da repressão ao "novo cangaço" no Pará
📷 Ualame Machado, titular da Segup, comentou resultados da repressão ao "novo cangaço" no Pará |Sancha Luna/RBATV

"A gente tinha um número de 19 fatos dessa natureza, conhecido como 'novo cangaço', em 2018; tínhamos 15 registros em 2019; em 2020, tivemos três, representando uma redução muito grande", explicou o titular da Segup. De acordo com os dados divulgados, houve uma redução de 89,47%.

Ualame ressalta que, no ano passado, não houve nenhum registro deste tipo de crime. Até meados de 2022, o último caso de "novo cangaço" no Pará tinha acontecido em 1º de dezembro de 2020, na cidade de Cametá.

Já em 2022, são dois casos registrados até então: este ocorrido na semana passada, em 30 de novembro, e o registrado em Ipixuna do Pará, em 30 de julho.

VEJA O VÍDEO:

PRISÕES

Os homens envolvidos no assalto a agências da Caixa e do Banpará em Garrafão do Norte foram localizados no sábado (03). O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou as prisões por meio de suas redes sociais. Quatro suspeitos estão detidos e foram transferidos para Belém no domingo (04). Segundo a Segup, outros quatro criminosos morreram na operação.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social compartilhou com a imprensa uma relação com os nomes dos presos e mortos na operação, os quais, em sua maioria, já possuíam ligação com o mundo do crime; confira abaixo:

- Presos

1 - Jociley Souza de Moura, de 26 anos, natural de Santa Isabel do Pará: tinha mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e é sobrinho do megatraficante Jocicley Barros de Moura, vulgo "Dote", atualmente preso no CRPP2 por um homicídio em Fortaleza-CE;

2 - Willyami Davi Fonseca de Moura, de 23 anos, natural de Belém: filho do megatraficante Jocicley Barros de Moura, vulgo "Dote";

3 - Lucinaldo Pereira Silva, vulgo "Pelado", de 38 anos, natural de Tracuateua;

4 - Raimundo Nunes Ferreira, de 50 anos, natural de São José de Belmonte-PE: fugitivo da Penitenciária de Salgueiro-PE, onde cumpria pena por tráfico de drogas.

- Mortos

1 - Galdino Coelho Feitosa Neto, de 30 anos, natural de Teresina-PI: envolvido em roubo a banco e a carro-forte no estado da Bahia;

2 - José Evandro de Souza Gonçalves, de 51 anos, natural de Bujaru: respondia criminalmente por homicídio;

3 - Jerson Silva Souza, vulgo "Pastorzinho", de 29 anos, natural de Ananindeua: respondia por roubo majorado;

4 - Antônio Carlos de Souza Araújo, de 34 anos, natural de Paragominas: respondia por dois crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias