plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
SEU DINHEIRO

Confira algumas dicas para economizar na ceia de Natal

Luzes que enfeitam casas, prédios, comércios e vias públicas devem ser mantidas com alguns cuidados

Imagem ilustrativa da notícia Confira algumas dicas para economizar na ceia de Natal camera Por conta do aumento nos preços, o tradicional peru será substituído por opções mais baratas na ceia de Natal. | (Foto: Wellington Júnior/RBA TV)

O Natal é uma das épocas mais esperadas do ano, repleta de reuniões familiares, festas e comidas por todos os lados, mas também é a época em que tendemos a gastar mais dinheiro sem pensar nas possíveis consequências futuras.

Por isso, economizar nos gastos com a ceia da véspera de Natal parece ser uma missão impossível, até porque comprar sem pensar no orçamento é o costume de muitos brasileiros durante o mês de dezembro. O grande problema é que no início do novo ano podemos acabar assustados com dívidas e desperdícios.

LEIA TAMBÉM:

Comércio e shoppings ficam abertos até meia-noite

O que escolas podem pedir na lista de material escolar? Veja

Por essa razão, ficar atento às dicas de economia é tão importante nesse período do ano. Seja um educador financeiro ou alguém que tem mais experiência em ceias natalinas, os conselhos nessa área são mais do que bem-vindos. Por exemplo, fazer a troca de alguns produtos pode ser uma saída.

Este ano, o tradicional peru está sendo deixado de lado por conta dos altos preços. Dessa vez, quem deverá ocupar o centro da mesa de muitas famílias é o chester ou até mesmo o frango nosso de cada dia.

“Vamos para as melhores opções porque esse ano parece que está bem mais caro que 2021. Não podemos deixar de ter ave na ceia, mas ela também não precisa ser cara. Outra coisa importante é que se for reunir toda a família em casa cada um pode levar prato do Natal. Não vai sair tão pesado”, argumenta a servidora pública Rita Pas.

De fato, essa impressão de que tudo está mais caro do que no ano passado encontra confirmação nos números das pesquisas de preços no varejo. Em média, será preciso gastar R$ 295 para uma ter direito a uma ceia razoável, o que representa cerca de 12% a mais em relação ao ano passado.

Para fazer uma ceia "razoável", o consumidor está gastando em média 12% a mais do que na mesma época em 2021.
📷 Para fazer uma ceia "razoável", o consumidor está gastando em média 12% a mais do que na mesma época em 2021. |(Foto: Wellington Júnior/RBA TV)

Diante desse cenário de carestia, muita gente resolveu esperar a segunda parcela do 13° salário cair na conta para poder ir às compras. Quem tem carteira assinada deve receber nesta terça-feira (20). Só que antes de correr para o supermercado e colocar os produtos no carrinho, é preciso ficar atento para não se enrolar já no início do novo ano.

“É preciso ter consciência de que já no início do ano tem muitas coisas para pagar como imposto predial, IPVA do automóvel e material escolar por exemplo. Então é bom pesquisar, ver onde está mais barato. Pode até levar mais tempo, porém, gasta menos dinheiro", recomenda o educador financeiro Cléber Albuquerque.

Para não ser a próxima vítima do desperdício e das más decisões financeiras, o especialista também recomenda que os consumidores façam uma lista de compras restrita ao que será usado na noite do dia 24. Essa pode ser uma boa saída para não gastar além do que o bolso permite.

No entanto, não adianta nada ter acesso a essas e outras dicas e deixá-las apenas na teoria. Para aprender de uma vez por todas a poupar no Natal e gastar menos nesta época, é preciso otimizar o seu orçamento, gerir melhor o seu dinheiro e evitar as compras por impulso.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias