Um dos últimos atos do processo eleitoral será realizado hoje, 21, quarta-feira, a partir das 17h, quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará diploma os eleitos para os cargos de governador e vice-governador (a); senador e respectivos suplentes, deputados (as) federais e estaduais. A cerimônia será no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, localizado no bairro do Marco, em Belém, e transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRE no YouTube.
Serão ao todo 41 deputados e deputadas estaduais, 17 deputados e deputadas federais, além do senador Beto Faro (PT) e suplentes, o governador reeleito Helder Barbalho (MDB) e a vice-governadora Hana Ghassan (MDB).
LEIA TAMBÉM:
Aprovado o aumento de salário de presidente e parlamentares
A diplomação é o ato no qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito, portanto está apto a tomar posse no cargo. A entrega dos diplomas ocorre somente depois de passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. Governador e vice tomam posse de seus cargos em 1º de janeiro de 2023, enquanto que os demais assumem a partir de 1º de fevereiro do mesmo ano.
Para receber o diploma, os eleitos precisam estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha devidamente entregues e julgadas. Os diplomas de suplentes dos deputados estaduais e federais serão emitidos, assinados, validados de forma eletrônica e disponibilizados para download no formato PDF, no site do TRE do Pará a partir do dia 22 de dezembro.
Cerimônia
A cerimônia será no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, localizado no bairro do Marco, em Belém, e transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRE no YouTube.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar