O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lélio Bentes Correa, vem a Belém, nesta sexta-feira (27), por conta do início do ano do letivo da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT 8-PA/AP).

Também estarão presentes no evento o também ministro do TST, Augusto César Leite de Carvalho; do presidente do TRT PA/AP, desembargador Marcus Augusto Losada Maia; da diretora da EJUD-8, desembargadora Francisca Oliveira Formigosa, além de outros desembargadores e profissionais do direito do trabalho.

A presença dos ministros do TST também tem um motivo simbólico: o dia 27 de janeiro é celebrado o dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, data que remete aos auditores da justiça do trabalho mortos, em 2004, quando investigavam casos ligados a escravidão, em Minas Gerais.

“Todas as formas de trabalho escravo devem ser banidas do seio da sociedade moderna, ao enfatizar a liberdade e a dignidade logo na abertura do ano de 2023, onde reforçamos o nosso compromisso institucional. Minha expectativa é de que nosso encontro reforce em cada pessoa, a necessidade do combate efeito ao trabalho escravo moderno, chaga que está a violar os direitos sociais, uma das maiores conquistas da nossa democracia", reforça a magistrada.

A programação terá início previsto para as 8h30 no auditório Aloysio da Costa Chaves, no prédio-sede do TRT, na capital paraense.

Evento será realizado no prédio sede do TRT, em Belém. Foto: Divulgação / TRT PA/AP

MAIS ACESSADAS