A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) recebeu, na manhã de ontem, uma remessa de 50 mil doses da vacina Pfizer pediátrica contra Covid-19, que serão destinadas às crianças de cinco a 11 anos de idade. A vacina específica estava em falta na capital e em várias cidades há várias semanas.

A distribuição do imunizante para os 144 municípios começa após a conferência pelo Centro Estadual de Imunobiológicos (CEI), em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, onde ficam armazenadas até a entrega aos 13 Centros Regionais de Saúde (CRS).

A diretora do Setor de Epidemiologia da Sespa em exercício, Leila Flores, informou sobre a logística da distribuição das vacinas. “O estado é responsável pela distribuição dos imunizantes e após o recebimento da vacina no estado, em até 48 horas se inicia o processo de distribuição para as os Centros Regionais de Saúde. Os municípios são os responsáveis pela logística da aplicação das vacinas”, afirmou.

Leia também:

Bolsa Família: veja o calendário de pagamentos em fevereiro

Auxílio Gás: veja quando será pago e se você tem direito

O secretário de Estado de Saúde Pública, Romulo Rodovalho, destacou a importância da manutenção em dia do calendário vacinal. “A vacina continua sendo a principal forma de combate contra a Covid-19. Vacinar-se é um ato de benefício próprio e de respeito e zelo com as outras pessoas”, ressaltou o titular da pasta.

A Sespa faz a distribuição das vacinas para secretarias de saúde dos municípios, que são os responsáveis por organizar a vacinação Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará

MAIS ACESSADAS