O saneamento básico é considerado um direito social previsto na Constituição Federal. Desta forma, é dever do poder público, em todas as suas esferas, garantir água tratada e captação de esgoto para toda a população brasileira.
Em mais uma visita à capital paraense, o ministro das Cidades, Jader Filho, chegou a Belém na manhã desta sexta-feira (3) para uma reunião com os representantes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).
Veja também:
Jader Filho entrega títulos para 300 moradores do Jurunas
Ministro das Cidades, Jader filho lamenta crise Yanomami
Na ocasião, foram discutidos assuntos referentes a projetos de saneamento básico, como o desenvolvimento de obras de implantação de rede de água e esgoto nos municípios paraenses.
Jader Filho foi recebido pelo presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior, na sede administrativa do órgão, no bairro de São Brás. De acordo com o ministro, o encontro serviu para analisar projetos que vão trazer mais qualidade de vida para a população paraense.
“Viemos aqui para discutir projetos que já estão dentro do Ministério das Cidades, os quais têm a proposta de beneficiar tanto municípios quanto o Estado do Pará como um todo, de modo a levar saneamento e água para a população”, pontuou Jader Filho.
“Água e esgoto, pilares do saneamento básico, são sinônimo de saúde. Este é um investimento prioritário que o presidente Lula tem estabelecido para nós, a fim de que a gente possa avançar e alcançar, o mais rápido possível, a universalização do serviço de esgotamento sanitário e de distribuição de água com qualidade no país”, ressaltou o ministro das Cidades.
REUNIÃO
Durante a reunião, foi apresentado um balanço de obras de saneamento básico e planos de expansão da rede de água e esgoto para todos os municípios do Pará, atendidos ou não pela Cosanpa.
Para José Fernando, presidente da Companhia de Saneamento do Pará, é fundamental fortalecer a parceria entre os agentes das esferas estadual e federal em prol do aumento dos investimentos públicos neste setor.
Ao fim do encontro, ficou estabelecido que a Cosanpa e o Governo do Pará irão elaborar novos projetos e encaminharão o levantamento das obras planejadas ou em execução para que sejam viabilizadas o mais breve possível, por meio da interlocução com o Ministério das Cidades.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar