Levar informações sobre prevenção, por meio também da arte, e oferecer atendimento médico e vacinação contra a Covid 19. Esse é o objetivo da Expedição Fluvial "Rios da Esperança – Arte e Saúde contra a COVID-19 na Amazônia", que vai atracar em dezoito municípios paraenses e amazonenses, terminando a viagem em Manaus, capital do Amazonas.
A expedição fluvial Pará – Amazonas já visitou Belém, Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Breves e já está em Melgaço, onde começará as atividades nesta segunda-feira (6). De Melgaço, ela irá para Portel, Gurupá, Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Santarém, Óbidos, Oriximiná, Juruti, Parintins, Itacoatiara e Manaus.
Assim como ocorreu nos municipios anteriormente visitados, em Melgaço a programação do projeto Rios de Esperança vai exibir filmes educativos, apresentará espetáculo teatral informativo sobre prevenção à Covid, prestará atendimento médico e 0Breves, com teatro, cinema, atendimento médico, imunização contra a COVID-19 e distribuição de equipamentos e insumos às unidades de saúde e para a população, consultas médicas por telemedicina para pessoas com sintomas de COVID-19 e pacientes que mantêm sintomas após a infecção.
Toda a programação é gratuita, e as atividades ocorrerão no porto municipal, em praças, escolas, ginásios e outros locais divulgados nas redes sociais oficiais do projeto.
O Projeto “Rios da Esperança – Arte e Saúde Contra a COVID-19 na Amazônia” conta com o apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde.
"Os principais resultados esperados neste projeto são a redução e mitigação da transmissão da COVID-19 na Amazônia, através da realização de campanhas de vacinação, para aumento da cobertura vacinal da COVID-19, assim como o fortalecimento dos sistemas de saúde locais, incluindo a prevenção, detecção e resposta rápida às ameaças pandêmicas. Queremos mudar a estatística de vacinação na Amazônia, contribuindo diretamente para a redução e o controle da doença na região”, comenta André Monteiro, coordenador do Projeto.
A equipe e toda a estrutura do projeto estão sendo transportados em um barco exclusivo, a lancha “O Marujo”, que viajará pela região durante 5 meses.
O projeto teve início no mês de dezembro de 2022, em Belém do Pará, com ações em terra, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém – SESMA, que resultou na realização de campanhas de vacinação contra a COVID-19 nos bairros do Guamá, Sideral, Tapanã e Icoaraci. Também foram realizadas campanhas de vacinação nas ilhas de Outeiro, Mosqueiro, Cotijuba e Combu. Nessa primeira etapa do projeto em Belém do Pará, foram aplicadas 700 doses de vacinas contra a COVID-19, incluindo imunização de crianças, jovens e adultos.
O projeto é uma é uma iniciativa da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional @USAID, @NPI EXPAND e @SITAWI, sob o acordo de cooperação financiado pela USAID e executado pela Palladium, Nu. 7200AA19CA00015, e tem como parceiro implementador a Companhia Brasileira de Arte, Sociedade e Meio Ambiente, e apoio da Prefeitura de Ponta de Pedras.
Atividades
Os municípios visitados irão receber o espetáculo teatral educativo “No dia em que a terra parou!”, exibições de filmes sobre COVID-19 em telão inflável de cinema, rodas de conversas com a comunidade mediadas por enfermeira do projeto, e treinamento de profissionais de saúde sobre efeitos adversos das vacinas contra COVID-19 e Síndrome pós-COVID-19.
Guias impressos e virtuais sobre prevenção, testagem e tratamento da COVID 19 serão distribuídos para a população, e os municípios visitados também irão receber kits de armazenagem a frio de vacinas, kits de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para coronavírus, além de kits de materiais de limpeza e de higiene, distribuídos gratuitamente às populações vulneráveis na região, contendo itens como sabonetes, sabões em barra, detergentes líquidos, frascos de álcool em gel, água sanitária e absorvente higiênico.
Dentro da embarcação, que será a moradia da equipe de execução do Projeto durante os 05 meses de expedição, também está instalada uma sala para consultas medicas, com foco em atendimento de casos de suspeita de COVID-19 e casos de sequelas da doença.
INICIATIVA NPI EXPAND
A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), a Iniciativa de Novos Parceiros, Ampliando Parcerias em Saúde (NPI EXPAND) e SITAWI (Finanças do Bem) formam a parceria para apoiar a Resposta à COVID-19 na Região Amazônica brasileira. A “NPI EXPAND Brasil: Resposta à COVID-19 na Região Amazônica Brasileira (fase 2)” é uma iniciativa que engaja organizações da sociedade civil (OSCs) em parcerias estratégicas para alavancar soluções inovadoras e escaláveis para fortalecer a resposta rápida a emergências e ao combate a COVID-19. A primeira fase da iniciativa, também conhecida como “PPA Solidariedade”, contou com a Plataforma Parceiros Pela Amazônia (PPA).
Essa parceria inovadora com o setor privado distribuiu mais de 23 mil cestas básicas e kits de higiene, capacitou mais de 500 agentes comunitários de saúde, doou mais de 1,4 milhão de máscaras feitas por costureiras locais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar