Após um deslizamento de terra atingir várias casas, que foram engolidas pelas águas do rio Maratauíra, na manhã deste domingo (26), em Abaetetuba, região nordeste do Pará. Um alerta de evacuação da área atingida foi realizado pelo Corpo de Bombeiros que detectou trincas no solo no perímetro do trecho que vai da Rua Siqueira Mendes até o final da Rua Dom Pedro I, que cruza os bairros São João e São José. Não há registro de feridos, apenas danos materiais.  

De acordo com a Prefeitura de Abaetetuba, a prioridade no momento é o isolamento da área e o remanejamento das famílias para o ginásio esportivo Hildo Carvalho. Uma força-tarefa foi montada para auxiliar as famílias no processo de evacuação, com agentes de todas as Secretarias de Governo junto a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Demutran. 

De acordo com militares do Corpo de Bombeiros, parte da rua Dom Pedro I, rachou e desapareceu sob as águas. Uma torre de transmissão de energia está inclinada e ameaça desabar sob as casas. A concessionária Equatorial providenciou o desligamento da energia elétrica dos imóveis diretamente atingidos.

A prefeita da cidade, Francineti Carvalho está no local e informa que já solicitou apoio do Governo do Estado do Pará e do Ministério das Cidades.

Segundo desastre

Essa não é a primeira vez que ocorre deslizamento de terra em Abaetetuba, no nordeste do Pará. Em 2014 Uma erosão assustou a população do município, quase 300 pessoas foram prejudicadas com o desastre. A terra cedeu às margens do rio Maratauíra. Cerca de 13 casas foram destruídas e 20 foram interditadas, pois corriam o risco de também desabarem.

Nota da Prefeitura de Abatetetuba

"A Prefeitura Municipal de Abaetetuba informa que já está tomando todas as medidas necessárias com relação aos danos causados pelo deslizamento de terra nos bairros do São João e São José. O perímetro está com trincas no solo da Rua Siqueira Mendes até o final da D. Pedro I. 

Não há feridos e por precaução é necessária a evacuação de emergência dos moradores no entorno. Todas as Secretarias de Governo junto a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e DEMUTRAN estão trabalhando para lidar de forma efetiva com a situação.

Nossa prioridade no momento é o isolamento da área e o remanejamento das famílias para o ginásio esportivo Hildo Carvalho. 

A Prefeita Francineti Carvalho está no local e já solicitou apoio do Governo do Estado e do Ministério das Cidades. A PMA (Prefeitura Municipal de Abaetetuba) vai destinar recursos para o aluguel social das famílias afetadas com o desastre".

Parte do solo desapareceu e casas foram destruídas. Foto: ( Reprodução / Redes Sociais)

MAIS ACESSADAS