O Governo do Pará, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), lançou no sábado (4) o programa Pará Patas, que tem o objetivo de promover a saúde animal no Estado. A primeira ação ocorreu, de 8h ao meio-dia, na Usina da Paz Padre Bruno Sechi, no bairro do Bengui, em Belém. Cerca de 500 animais foram atendidos com serviços de vacinação antirrábica e consultas com médicos veterinários.
A primeira edição contou com a parceria da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), que ofertou as consultas, e os alunos do curso de veterinária da Universidade da Amazônia (Unama), que realizaram a vacinação dos cães e gatos. Todos os serviços foram ofertados gratuitamente.
Dentro do cronograma, já estão agendadas mais três ações que ocorrerão neste mês nos complexos das Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém (RMB). O programa é voltado sobretudo para famílias que não têm condições de arcar com os custos veterinários e de vacinas. Além disso, a Seac também deve atuar a partir da segunda quinzena deste mês com o serviço de castração dos animais, pelo Programa Pará Pet, conforme ressaltou o titular da Seac, Igor Normando.
“Estamos oferecendo consulta veterinária e vacinação gratuita, e a partir do dia 15 vamos começar a fazer as castrações de forma itinerante. A ideia é percorrer todos os bairros onde o Ter Paz atua de forma mais ativa, a começar pela capital e depois expandir pelo interior”, destaca.
A iniciativa visa ainda combater as zoonoses, os maus-tratos contra os animais e conscientizar sobre a importância de o ser humano conviver harmonicamente com os pets.
Pesquisa atualizada: encontre gasolina mais barata em Belém
Belém retoma aplicação da bivalente para idosos de 60+
Entre os tutores que levaram seus animais para receber os serviços do programa estava a professora Lana Souza, 27, que reside no bairro do Mangueirão e levou a sua gata Serena, de 8 meses, para atualizar a vacina. “Fiquei sabendo da ação pelas redes sociais. É muito importante porque a gente passou um bom tempo sem vacina devido à pandemia. A preocupação com a minha gatinha era mais a vacinação básica, que é a antirrábica, e também tem as consultas que o pet pode precisar”.
Já a manicure Kelly Lopes, 49, moradora do Bengui, levou a cadela da raça Shih-tzu, de 3 anos, para fazer uma consulta. “Ela tem um problema de glândulas inflamadas e eu vim ver se teria possibilidade de operar. Esse tipo de ação é ótimo porque nem todo tempo nós temos condições de pagar consultas”, elogiou.
Serviço
Próximas ações do Pará Patas
- 17/03 - UsiPaz Terra Firme. Passagem Belo Horizonte, 56 - entre Perimetral e Pass do Arame. De 9h às 12h.
- 24/03 - UsiPaz Professor Amintas Pinheiro (Icuí-Guajará). Estrada do Icuí-Guajará com a Independência, S/N. De 9h às 12h.
- 31/03 - UsiPaz Cabanagem. Rua Damasco, nº 37, próximo a Estrada do Benjamin (ao lado da Escola José Valente Ribeiro). De 9h às 12h.
Fonte: Seac
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar