O E+ Profissional é um programa da Equatorial Pará que tem como objetivo realizar cursos de capacitação, principalmente, para consumidores baixa renda, a fim de prepará-los para o mercado de trabalho, seja como renda extra ou até mesmo principal. Desde sua implantação, em 2016, o projeto já capacitou mais de 15 mil alunos em 865 turmas. Só em 2023, 17 municípios, nas cinco regiões do estado, foram contemplados e a previsão é de que ocorram mais cursos ao longo do ano.
Dentre os cursos ofertados estão, por exemplo, alongamento de unhas, barbearia, design de sobrancelhas, rotinas administrativas, entre outros. As aulas são gratuitas e contam com conteúdos teóricos e práticos, além de um certificado ao final.
Antes da realização das ações do E+ Profissional, a distribuidora de energia verifica, com as lideranças comunitárias do município, as necessidades da população do local com relação à geração de emprego e renda e, a partir dessas informações, os cursos são escolhidos e ofertados.
Michelle Miranda, analista de sustentabilidade da Equatorial Pará, destaca a abrangência dos cursos. “O E+ Profissional contempla várias áreas do conhecimento e, assim, a iniciativa cria possibilidades de geração de renda em diversos segmentos. Esse fator é muito importante para nós, pois a Equatorial acredita que a educação é fundamental no processo de desenvolvimento do estado”, explica Michelle.
Escola de Eletricistas
A Escola de Eletricistas, que faz parte do E+ Profissional, é um projeto em parceria com o Senai e tem como objetivo formar os alunos na área, com aulas práticas e teóricas. Além da capacitação profissional, habilita o participante em todas as normas regulamentadoras necessárias para a entrada no mercado de trabalho. A iniciativa já conta com quase 50 alunos formados, com duas turmas, sendo que uma delas foi realizada, exclusivamente, para mulheres.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar