Os estudantes Marlon Rodrigues Machado, da Escola Municipal Aristóteles Emiliano de Castro (Igarapé-Miri), e Daniel Gonçalves da Silva, do Sistema de Ensino Inove (Abaetetuba), foram premiados na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (Febrace).
FEBRACE é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.
Para o professor Railson Wallace, que foi o orientador do projeto Cata-Histórias de Igarapé-Miri, o sentimento é de dever cumprido. "Nós passamos por muita dificuldade para desenvolver o projeto, sem o apoio da prefeitura, e ser premiado é uma alegria muito grande e estar entre os maiores pesquisadores do Brasil é uma grande satisfação tanto para mim quanto para meu aluno. Nós agradecemos ao governador Helder junto a Fapespa por nos ajudar nos custeio das viagens e imediatamente fomos atendidos," disse o educador.
Ao todo, cerca de 200 projetos finalistas participaram da etapa presencial. Os finalistas foram selecionados através de bancas de avaliações online.
A maior feira de ciência do país recebeu três projetos dos jovens cientistas paraenses no evento realizada entre os dias 20 a 24 de março no campus da Universidade de São Paulo (USP).
• O projeto Cata-Histórias, de Igarapé-Mirim, do aluno Marlon e do Orientador Railson, ficou em 4º lugar na área de Ciências Humanas.
• O projeto Mini-Transponder, de Abaetetuba, do aluno Daniel e do Orientador Gilberto, foi agraciado com o 1º lugar no Prêmio da Marinha do Brasil e Prêmio Projeto Destaque do Pará.
• O projeto, Uso de defensivo agrícola natural em hortas escolares, de Curuaí – Santarém, recebeu premiação da Editora da USP.
SAIBA MAIS SOBRE OS PROJETOS
O projeto “Cata-Histórias” visa o resgate histórico do município de Igarapé-Miri através da história de vida de personalidades locais, que também são os protagonistas. Além de resgatar e divulgar as histórias do município, o projeto pretende manter viva a memória por meio de exposições em museu.
Já o projeto “Transponder para Embarcações é um estudo social de prevenção de acidentes em Barcarena” busca a instalação de equipamentos que possam detectar a presença de outras embarcações na rota de navegação, possibilitando a prevenção de possíveis colisões e acidentes graves.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar