A Sexta-Feira Santa é um dia de intensa espiritualidade para os católicos, data em que se recorda a paixão de morte de Jesus Cristo, pilar das religiões cristãs. No mundo inteiro, eventos recordam o episódio-chave que envolve o martírio e a ressureição do messias. 

Em Belém, fiéis vão as ruas, nesta sexta-feira (7), para participar da Procissão de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, pelas ruas da capital paraense.

A imagem de Cristo carregando a cruz sairá da Basílica Santuário de Nazaré, as 7h. Ao longo da procissão, várias paradas e um momento de dor da via sacra: quando Verônica enxuga o rosto de Jesus.

Já a imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da Igreja de São João Batista, no bairro da Cidade Velha, as 7h. Ao longo do trajeto, haverá paradas de reflexão.

- Cuidados ao comer Peixe na Semana Santa. Veja dicas!

As duas procissões irão se encontrar em frente à Igreja das Mercês, de onde será proferido o “sermão do Encontro”. Este ano, o sacerdote escolhido será o padre Francisco de Assis Felintro, reitor da Basílica Santuário de Nazaré.

Neste dia, a Igreja Católica não celebra missa e haverá apenas o rito da paixão de Cristo, com adoração a Cruz e a procissão do Senhor Morto.

Procissão marca os últimos passos de Jesus antes da crucificação Foto: Diego Beckman / DOL

MAIS ACESSADAS