plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TRADIÇÃO

Malhação de Judas reúne centenas de pessoas na Cremação

A festa da malhação de Judas juntamente com as encenações da Paixão de Cristo são as atrações culturais da semana santa na capital.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Malhação de Judas reúne centenas de pessoas na Cremação camera Michel Jorge/ Agência Belém

Nesta sexta (07), ocorre a festa da malhação de Judas, no bairro Cremação, em Belém. A programação popular começa com os velórios dos bonecos e vai até o sábado, 8, quando são realizadas as brincadeiras com as crianças do bairro.

A malhação de Judas já é uma tradição no bairro da Cremação. Segundo os moradores, somente em torno da avenida Fernando Guilhon, existem cerca de seis associações que promovem a manifestação cultural.

As apresentações das associações enfatizam temáticas sociais, como críticas a políticos, combate a preconceitos, entre outras questões.

Malhação de Judas reúne centenas de pessoas na Cremação
📷 |Michel Jorge/ Agência Belém

O seu Haroldo Cardoso de Alburqueque, de 76 anos, já realiza a malhação de Judas há 50 anos. “Eu comecei a confeccionar os bonecos e nunca mais parei, porque há uma lenda de que quem para, morre, e eu não quero morrer não”, disse sorrindo.

Segurança

Em nota, a Guarda Municipal de Belem (GMB) disse que um efetivo de 95 homens vai trabalhar durante o feriado da Semana Santa, em especial na malhação de Judas, que concentra maior número de pessoas na rua Fernando Guilhon, no bairro da Cremação. Seis motos e três viaturas serão distribuídos estrategicamente em toda a extensão da avenida e adjacências.

A presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Inês Silveira, anunciou que, além de disponibilizar agentes culturais, a Prefeitura de Belém fornecerá a estrutura de logística e apoio de infraestrutura, como banheiros químicos, palcos e sonorização para o dia do evento.

“Belém tem uma tradição de mais de cinquenta anos com essa cultura popular e a prefeitura de Belém, por meio da Fumbel, não poderia deixar de dar esse apoio através desse edital que nós estamos inaugurando após o período pandêmico”, concluiu Inês.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias