Na manhã desta sexta-feira (14), a Polícia Civil apreendeu dois adolescentes que estavam planejando um suposto ataque em uma escola pública da cidade de Castanhal, no Nordeste paraense. Eles espalharam as ameaças por meio de redes sociais.
Segundo as investigações da Polícia Civil, os dois garotos diziam que iriam usar uma arma de fogo e uma faca. Um deles disse que iria usar uma suposta arma de fogo de seu pai. Outro adolescente declarou à polícia que já até tinha comprado uma faca. O que chamou a atenção da polícia é que o suposto ataque estava marcado para acontecer na próxima quinta-feira, dia 21, feriado nacional de Tiradentes, data que não há aula em nenhuma escola.
Reajuste que vai pagar R$ 8 mil a professores é sancionado
Na Delegacia de Polícia Civil do Centro de Castanhal foi lavrado um auto de apreensão em flagrante contra os dois estudantes. Outros três adolescentes também estão sendo investigados. A Polícia Civil também disse que vai ouvir o pai de um deles para saber se ele realmente possui alguma arma de fogo em casa e se é legalizada ou não.
O QUE FAZER EM CASO DE AMEAÇA DE ATAQUE A ESCOLAS
- Especialistas afirmam que ameaças não devem ser ignoradas. Por isso, é importante que os pais e representantes e funcionários das escolas procurem a Polícia Civil e canais criados pelo Ministério da Justiça para denunciar qualquer tipo de ameaça
- Não compartilhe mensagens, vídeos, fotos ou áudios com as ameaças
- As autoridades precisam ser notificadas sobre qualquer tipo de ameaça, pois quem as produz ou compartilha também pode responder criminalmente
- Pais, alunos e escolas devem manter diálogo estreito sobre alertas, receios e medidas adotadas. A transparência das ações é importante para aumentar a sensação de segurança
- Fique atento e informe ao colégio qualquer mudança no comportamento dos alunos
Vídeo: alunos fazem fila para serem revistados no Santa Rosa
COMO DENUNCIAR
- Como parte da Operação Escola Segura, o Ministério da Justiça lançou um canal no site para que sejam denunciados sites, blogs e publicações nas redes sociais. O site para denúncia é o www.mj.gov.br/escolasegura
- No Pará, em caso de ameaça, é possível ligar para o 181, canal que permite que qualquer pessoa forneça informações sobre delitos e formas de violência, com garantia de anonimato.
- Ou por meio do aplicativo WhatsApp 91 98115.9181. Em todos os contatos o sigilo e o anonimato são garantidos. (Com Folhapress)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar