plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CUIDADOS

Comitiva interministerial conhece projeto em Belém

Representantes dos Ministérios das Mulheres e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome conheceram o Ver-o-Cuidado, projeto da Prefeitura de Belém em parceria com a ONU Mulheres

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Comitiva interministerial conhece projeto em Belém camera Grupo quer entender como funciona o piloto de Sistema Municipal de Cuidados. Abaixo, Rosane Silva | Foto: Wagner Almeida

A comitiva interministerial formada pelos Ministérios das Mulheres e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome desembarcou ontem em Belém para conhecer o Ver-o-Cuidado, projeto da Prefeitura de Belém, em parceria com a ONU Mulheres. O grupo quer entender como funciona a iniciativa, que visa implementar um piloto de Sistema Municipal de Cuidados.

O sistema é um conjunto integrado de políticas que atuam de forma articulada para atender as necessidades da população, tanto das pessoas que cuidam de alguém, como para as pessoas que estão sendo cuidadas. Isso inclui, por exemplo, servidores públicos, que no período da pandemia estiveram na linha de frente no cuidado de pacientes com Covid-19.

Desde maio de 2022, quando o projeto Ver-o-Cuidado foi criado, despertou a atenção de organizações internacionais, como a Open Society Foundations e a ONU Mulheres, por promover a formação de servidores. Há ainda ações previstas para os próximos dias, como capacitação profissional e técnica para trabalhadoras do cuidado, além de estudo da oferta e demanda de cuidado em Belém.

Jader será o relator de projeto polêmico sobre seguros

Segundo Vanessa Sampaio, que é gerente da área de empoderamento econômico da ONU Mulheres no Brasil, o trabalho de cuidado é fundamental para manter a economia e para o bem-estar social. “O cuidado é tudo aquilo que é feito para manter as necessidades básicas de qualquer pessoa para se manter ao longo da vida, no entanto, é praticado majoritariamente por mulheres”, disse.

“Esta é uma iniciativa importante no contexto brasileiro, onde as mulheres são as principais responsáveis pelo trabalho de cuidado, seja no âmbito doméstico ou profissional. A implementação de um Sistema Municipal de Cuidados é fundamental para garantir o acesso universal aos serviços de cuidado e contribuir para a redução das desigualdades de gênero no país”, argumentou Vanessa.

O tempo de implementação do Sistema Municipal de Cuidados é de dois anos e meio e deve atuar em duas linhas: a primeira na capacitação dos servidores, entender os gargalos e quais são as necessidades e prioridades da população; a segunda pretende oferecer ações como oficinas, rodas de conversa, trocas de experiência, capacitação técnica e profissional para as mulheres.

Cosanpa anuncia falta de água em 5 bairros na próxima semana

Para isso, 10 instituições municipais integram o comitê gestor, entre elas estão a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), as Secretarias Municipais de Educação (Semec), de Saúde (Sesma), de Administração (Semad), além da Coordenação Antirracista (Coant), Coordenadoria da Mulher (Combel) e do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb).

Para a secretária nacional do Ministério das Mulheres, Rosane Silva, essa é uma questão que traz importantes ganhos para a economia do país. “Esse debate vai poder contribuir para a sociedade, inclusive visitando experiências daqui. O nosso objetivo agora, no Governo Federal, a partir dessa perspectiva, é trazer pro centro de debate o quanto esse assunto é determinante para o desenvolvimento”, afirmou.

“Se os homens estão no mercado de trabalho é porque há uma mulher que está cuidando da casa, da família, do filho, dos doentes, para que a economia continue girando no nosso país. Tendo essa experiência aqui em Belém, a partir da Prefeitura, achamos fundamental que o Governo Federal olhe para essa experiência, inclusive na instrumentalização da mesma”, completou Rosane.

Programação

Hoje, a agenda da comitiva conta com um momento de escuta de pessoas delegadas do “Tá Selado”, iniciativa de participação cidadã, organizada pela gestão municipal para escuta e avaliação de propostas prioritárias que orientam a gestão da cidade. A comitiva também visitará as instalações de uma turma do programa “Donas de Si”, que qualifica profissionalmente pessoas moradoras de Belém.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias