Com o feriado de Tiradentes, nesta sexta-feira (21), a emenda tão querida pelos trabalhadores, o famoso feriadão, viabiliza um descanso maior e mais dias de lazer. Há quem desfrute da folga nos balneários do interior do Estado e quem prefira curtir na capital. E para quem decidir ficar na cidade, são várias as programações de lazer e cultura.
Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história de Belém, o Complexo Feliz Lusitânia é uma boa opção. Localizado no bairro da Cidade Velha, o complexo turístico é formado pelo Museu de Arte Sacra (Igreja de Santo Alexandre); Praça Dom Frei Caetano; Ladeira do Castelo (Rua Siqueira Mendes); Catedral Metropolitana de Belém, além da Casa das Onze Janelas e Forte do Castelo, que possui uma vista privilegiada para a baía do Guajará.
Feriadão é sinônimo de pegar a estrada em busca de descanso
No Forte do Castelo, o cenário contribui para o romantismo e jovens casais aproveitam o ambiente para conversar e fugir das programações rotineiras. “A gente costuma muito sair para shopping, cinema, primeira vez que aproveitamos aqui e pretendemos voltar mais vezes”, ressaltou o estudante Raphael Silva, 16.
Já no espaço cultural da Casa das Onze Janelas, os visitantes podem apreciar a exposição “Brasil Futuro: As formas da democracia”, uma homenagem ao regime democrático desenhada a partir dos recortes de gênero, raça, diversidade e região. A visitação é gratuita e segue até o dia 22 de junho. A Estação das Docas é a pedida para quem quer se reunir com amigos, familiares e desfrutar da gastronomia local. Inclusive, a Estação abrirá normalmente ao público, das 10h às 2h.
Para o carioca André Xavier, 47, que chegou com o pé direito na capital na última sexta-feira (14) e já trabalha como garçom em um dos restaurantes, o complexo não perde em nada para o Rio de Janeiro.
“Isso aqui é lindo, maravilhoso! As pessoas gostam de vir para cá ver o pôr do sol, mas até com chuva isso aqui é bonito. Estou ansioso para atender bem a todos os visitantes nesse feriadão”, revelou.
Litro de açaí já pode ser encontrado a R$ 45 em Belém
Próximo dali, a programação no Parque Urbano Porto Futuro, no bairro do Reduto, é certeira para quem tem criança em casa e pretende gastar toda a energia dos pequenos. O parque é acessível e sustentável, e possui áreas para o lazer infantil, além de pistas de ciclismo e corrida para quem quer manter a atividade física em dia.
“A gente se programa para trazer as crianças ao parque, é um bom espaço para pegar um ventinho, tomar um banho para amenizar o calor e gastar toda essa energia, a Lívia ama!”, contou a pedagoga Thainá Rodrigues, de 27 anos, mãe da Lívia, 2, e do caçula, Miguel. O parque continua em horário normal no decorrer do feriado, de 6h às 22h, com entrada até às 21h30.
Nessa mesma pegada, as praças Batista Campos e da República, também são locais espaçosos e arborizados, perfeitos para passeios em família. No bairro do Marco, o Bosque Rodrigues Alves, localizado na avenida Almirante Barroso, abre normalmente neste feriado, das 8h às 14h.
Já no bairro do Jurunas, o Portal da Amazônia é o ‘point’ para casais e famílias que buscam aproveitar o final da tarde de forma tranquila. A partir das 17h, a movimentação na pista fica por conta dos patinadores, corredores e skatistas que aproveitam o espaço para as práticas. Mas após movimentar o corpo, a hidratação é necessária! Para isso, o que não faltam são pontos com vendas de água de coco, e o Carlos Augusto, 59, é dono de um dos pontos. “No último feriado o movimento foi bom, a expectativa é que esse seja assim também”.
Segundo a Secretaria de Estado de Cultura, durante o feriado de Tiradentes, os museus e memoriais irão funcionar em horário normal, de 9h às 16h, de sexta a domingo, assim como o Parque da Residência. A Estação Cultural de Icoaraci e o Theatro da Paz estarão fechados na sexta-feira (21), e abrem no final de semana. A Estação Cultural de Icoaraci de 9h às 17h, e o Theatro da Paz com as visitações às 9h, 10h, 11h e 12h.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar