O governador do Pará, Helder Barbalho, assinou, nesta segunda-feira (24), o projeto de Lei para aumentar a remuneração dos integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar por meio do escalonamento vertical do círculo de Praças e Praças Especiais. A assinatura ocorreu durante solenidade militar alusiva ao dia do Patrono das Polícias Militares do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o alferes Tiradentes, realizada em Belém, onde também foram entregues Medalhas do Mérito Tiradentes e mais de 500 policiais militares, entre oficiais e praças, foram promovidos.
Helder, que estava acompanhado da vice-governadora do estado, Hanna Hassan e outros membros do governo, falou sobre o aumento do salário dos PMs, colocando como fato histórico, já que, está desde muito tempo sendo uma das principais demandas da corporação.
"O projeto de escalonamento não aumenta só o piso do soldo do soldado, equiparando ao salário mínimo, como também estabelece a partir daí, 5% de ampliação de remuneração conforme a patente subsequente, e isto era uma demanda histórica da nossa corporação, uma demanda histórica de praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e chega com o intuito de valorizar e fazer nossa tropa estar estimulada a servir e proteger o Estado do Pará", disse.
LEIA TAMBÉM:
+ Helder anuncia quatro novos nomes para equipe do Governo
+ Helder Barbalho anuncia salário de R$ 8 mil para professores
+ Projeto que garante cadastro reserva na PC-PA é aprovado
O governador também destacou o papel que a polícia vem tendo na redução dos índices de criminalidade violenta no país, assim como ações de cidadania no estado.
"Nós temos ao longo desses quatro anos feito a redução sistêmica dos níveis de criminalidade violenta em todo o estado, sendo uma referência para o Brasil como o estado que mais reduziu homicídios, latrocínios por todo o nosso país. Isso é fruto da ampliação do nosso efetivo, do investimento em estrutura para os órgãos de segurança pública, investimentos em tecnologia, ampliação a partir de concurso público, mas também por ações de cidadania através das usinas da paz e dos territórios de pacificação. Portanto, é necessário enfrentar os efeitos com a polícia nas ruas, mas também enfrentar as causas fazendo a transformação social", concluiu.
O efetivo policial escalado para o evento contou com militares do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Rondas Ostensivas Motorizadas (ROTAM), Regimento de Polícia Montada (RPMont), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Comando de Policiamento Ambiental (CPA), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão Águia e Comando de Policiamento da Capital I e II.
O documento assinado por Helder será enviado para Assembleia Legislativa, para apreciação do colegiado de deputados estaduais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar