A ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance) é uma mudança de modo de atuação no qual as empresas de um modo geral terão que realizar, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Essas mudanças visam o desenvolvimento e, principalmente, a implementação de ações de negócios para alinharem o desenvolvimento tecnológico e financeiro a políticas de redução de impactos ambientais, causados pelos seus processos produtivos como consumo e produção sustentáveis, redução das desigualdades, fome zero e agricultura sustentável, educação, inclusão social, qualidade de vida e outros.
Nos últimos anos, o Grupo Equatorial, aperfeiçoou a sua forma de gestão considerando os aspectos ESG em suas práticas. Atualmente, integra um segmento com elevado padrão de governança, ampliando sua atuação social e ambiental em diversos territórios por meio dos programas socioambientais da Plataforma E+.
Esse compromisso se fortaleceu quando, em 2021, aderiu ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Como signatário, priorizou três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de qualidade); ODS 7 (Energia Lima e Acessível) e ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima). Agora, o grupo dá mais um importante passo na sua estratégia de sustentabilidade, lançando a primeira campanha com foco em ESG, baseada no conceito “O amanhã vai ser bem melhor se a gente fizer algo hoje”.
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A campanha busca comunicar e reiterar os compromissos em ESG no Grupo Equatorial, contribuindo com um futuro mais sustentável. O público poderá acompanhar a campanha na TV, rádio, plataformas digitais e outras mídias, nos seis estados de atuação da Equatorial: MA, PA, PI, AL, RS e AP. O grupo também lançou um site totalmente voltado para o projeto de ESG, que detalha ações e diretrizes de sua política e atuação. Acessando www.pelofuturotododia.com.br é possível conhecer os projetos e práticas que contribuem com uma agenda global de desenvolvimento sustentável.
“Queremos criar uma relação de geração de valor com a sociedade. Apostamos na inovação para trazer soluções que gerem impacto ambiental e social positivo. Temos vários exemplos que demonstram isso, como o E+ Mobilidade Elétrica, lançado no Maranhão, Pará, Piauí e Alagoas e que tem proporcionado o acesso a uma tecnologia que utiliza energia limpa e renovável e desperta na população a necessidade de repensarmos a redução de impactos provenientes do uso de combustíveis fósseis”, declara Augusto Miranda, CEO do Grupo Equatorial.
Para externalizar suas iniciativas, o Grupo Equatorial produziu um grande movimento de transformação interna. O primeiro passo foi revisitar sua estratégia e políticas de sustentabilidade: lançou o seu primeiro Censo da Diversidade - vetor estratégico para garantir um ambiente de trabalho que valoriza e respeita as diferenças.
Divulgou ainda os resultados do seu Inventário de Emissões – escopo 1 e 2. Para acompanhamento de suas iniciativas mantém um Comitê Executivo em ESG a nível de Diretoria e Presidência, além do Comitê - de Assessoramento - de Pessoas, Governança e Sustentabilidade, composto por conselheiros independentes.
O grupo concluiu ainda a venda da participação na Gera Maranhão, usina termelétrica a óleo combustível, no final de 2021. E ampliou sua atuação no setor elétrico brasileiro com a abertura de uma nova avenida de crescimento através da geração de energia renovável, com a aquisição da Echoenergia. Reforçando o seu olhar no processo de descarbonização de suas operações.
No campo social, a campanha de ESG destaca os programas de eficiência energética do Grupo Equatorial, que nos últimos cinco anos tiveram investimento de aproximadamente R$ 391 milhões e garantiu, através do E+ Geladeira Nova, por exemplo, que milhares de famílias baixa-renda tivessem acesso a refrigeradores novos e mais econômicos, retirando dos lares e direcionando ao destino correto, os aparelhos ineficientes.
Cultura e esporte também estão presentes na atuação social da Equatorial, somando cerca de R$ 150 milhões no mesmo período. A campanha lançada em novembro passado também dá publicidade às práticas de governança do grupo, apresentando sua nova política de diversidade e inclusão.
Agropalma premia produtores e parceiros
A Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas, acaba de premiar produtores integrados e agricultores familiares da companhia na segunda edição da cerimônia “Melhores do Ano”, realizada dia 23 de março, no Clube Açaí - Agropalma, em Tailândia. Concorreram ao prêmio 246 agricultores parceiros que cumprem rigorosos critérios com documentos auditáveis, licença ambiental e iniciativas sustentáveis
Os primeiros seis lugares na avaliação da companhia receberam o prêmio devido ao alto desempenho em critérios como produtividade anual, boa gestão do negócio, organização, satisfação dos funcionários, investimentos, controle de custos, relação entre produtor e comunidade, e manutenção do plantio.
Os ganhadores foram prestigiados com um convite para conhecer, no último dia 13 a refinaria e a unidade de acondicionamento de gorduras (UAG) em Belém (PA), com direito a almoço e encontro com a diretoria da companhia. Também poderão visitar, em 3/05, a refinaria de Limeira (SP) e a Agrishow, feira internacional de tecnologia agrícola que acontece em Ribeirão Preto (SP) - considerada o segundo maior evento do setor no mundo e o maior da América Latina. Tanto as passagens aéreas quanto a hospedagem e a alimentação serão custeadas pela Agropalma.
“A premiação dos melhores do ano é uma oportunidade de prestigiar os agricultores parceiros que sobressaem no período quanto ao comprometimento com o meio ambiente”, afirma Antônio Jorge Brandão Corrêa, gerente do Programa de Integração e Agricultura Familiar da Agropalma. “A iniciativa do prêmio é um importante incentivo para os produtores cumprirem os critérios e princípios de práticas sustentáveis”.
Segundo Corrêa, a Agropalma busca sempre valorizar os produtores integrados e agricultores familiares parceiros, que contribuíram, em 2022, com 26% de toda a produção da companhia. “Hoje, eles são reconhecidos não só pela empresa, como também por clientes e pela comunidade, que demonstram cada vez mais interesse em entender e participar dos processos e do dia a dia da nossa agricultura familiar”.
A atuação da Agropalma perfaz toda a cadeia produtiva, da produção de mudas ao óleo refinado e gorduras especiais às soluções de alto valor agregado, incluindo produtos orgânicos. A trajetória da empresa começou em 1982, em Tailândia. Hoje a empresa conta com seis indústrias de extração de óleo bruto, um terminal de exportação alfandegado, duas refinarias e emprega cerca de 5 mil colaboradores. A Agropalma tem como propósito tornar a palma sustentável uma referência brasileira.
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