plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
EM BARCARENA

Ação intensifica luta contra a exploração sexual infantil

Em alusão ao dia 18 de maio, uma ação em Barcarena promoveu uma ação de conscientização e combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Imagem ilustrativa da notícia Ação intensifica luta contra a exploração sexual infantil camera Iniciativa intensificou as ações no município | Divulgação

A crescente preocupação com a situação de exploração sexual levou uma empresa de logística de transporte, localizada no município de Barcarena, no Pará, a promover desde o início deste mês, iniciativas voltadas ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes na região.

O trabalho envolve palestras, visita à espaços localizados na cidade, campanha interna e por meio do digital.

Nesta quinta-feira, dia 18, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, novas ações serão integradas ao projeto que visa conscientizar toda população sobre como identificar um possível abuso e formas para denúncias.

+ Crimes sexuais contra crianças crescem 70% no Brasil

De acordo com estudos realizados pelo Child Fund Brasil, os pontos vulneráveis à exploração sexual das crianças e adolescentes são as Rodovias Federais brasileiras. Os dados apontam que entre 2019 e 2020, foram 3.651 pontos vulneráveis. Destes, 470 foram classificados como críticos e a região Norte concentra 435 destes locais sinalizados.

De acordo com a gestora da Ladstar, Elaine Correa, a empresa tem essa iniciativa há cerca de cinco anos, e fortaleceu a pauta devido o segmento em que atual - transporte e logística, que faz parte de uma realidade muito próxima quando o assunto envolve estradas. “Segundo as pesquisas o número de casos de violência e de exploração é latente dentro da dessa parte de transportes. Então, por sermos deste segmento, abraçamos essa causa. Vamos contra o fluxo”, declara.

+ Dia Internacional da Luta Contra a LGBTFobia: entenda a data

A motivação da empresa é a proteção das crianças e isto ocorre desde a relação entre empresa x família. “O que nós pudermos fazer pra prevenir, pra quebrar um ciclo em relação à crianças que já sofrem abusos há anos, o que nós pudermos interferir de forma positiva, nós faremos”, enfatiza Elaine.

A ação ocorre até o final deste mês, no chamado Maio Laranja, com a distribuição de cartazes e um diálogo constante para evitar os abusos.

18 de maio

A data tem por objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e do adolescente, de modo a difundir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual.

A campanha envolve, ainda, a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24 horas nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e do Conselho Tutelar.

Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias