Maio é um mês dedicado as mães, as noivas e, também, aos devotos de Nossa Senhora de Nazaré, que vão poder ter a oportunidade de presenciar um momento ímpar da devoção nazarena.

A imagem original da padroeira dos paraenses irá descer do Glória, em cerimônia programada para a próxima segunda-feira (23), na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, durante a missa das 18h.

A programação faz parte do aniversário de elevação de Basílica para Santuário de Nazaré, ocorrida no mês de maio. 

- Ophir Loyola oferece vagas temporárias. Veja como se inscrever

Em 2023, a programação traz a temática do centenário do título de Basílica de Nazaré, dada pelo Papa Pio XI, em 19 de julho de 1923, data em que a igreja recebeu o grau religioso na amplitude da Igreja Católica, no caso, a Basílica Menor.

Ainda na programação, no dia 31 de maio, a imagem achada pelo caboclo Plácido Souza retorna ao Glória, de onde só fica no presbitério da Basílica em outubro. Na mesma noite, a Diretoria da Festa de Nazaré apresenta oficialmente o cartaz do Círio 2023.

A IMAGEM

Achada por Plácido onde fica atualmente a Basílica de Nazaré, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré tem 28 centímetro de altura, sendo uma escultura em estilo barroco confeccionada em madeira. Foi restaurada apenas duas vezes na história e poucas vezes deixou a Basílica de Nazaré para eventos solenes, como na visita do Papa João Paulo II a Belém, em 1980, e em 2021, quando foi exibida na frente da Basílica Santuário de Nazaré, onde os fiéis puderam ver a imagem bicentenária, uma vez que na época, a pandemia da covid-19 restringiu o número de presente na igreja.

Imagem em 2021 ficou próxima dos fiéis, em momento histórico.
📷 Imagem em 2021 ficou próxima dos fiéis, em momento histórico. |Diego Beckman/DOL

MAIS ACESSADAS