plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 34°
cotação atual R$


home
CAFÉ DA MANHÃ

Confira os melhores lugares para tomar café em Belém 

Do tradicional café com leite e pão com manteiga até opções mais variadas, o que não faltam na capital são estabelecimentos com clientela fixa e produtos queridinhos, tudo com muita qualidade e saboroso

Imagem ilustrativa da notícia Confira os melhores lugares para tomar café em Belém  camera Café especial do Armazém 25 | Foto: Irene Almeida

Seja uma manhã quente ou fria, a tradicional combinação do café suavizado pelo leite, acompanhado de um pão na chapa faz parte da rotina de muita gente. Nos cafés e padarias da capital, o hábito é tão difundido que já pode ser chamado de tradição e tem gente que ao invés de tomar o café da manhã em casa, prefere um expresso com um pão bem quentinho numa panificadora. E isso motiva os empresários a fazer modificações em seus negócios.

“Já me acostumei a tomar café aqui, venho todos os dias na mesma padaria”, conta Paulo Pereira, 65 anos, dono de um estacionamento particular e cliente fiel de um estabelecimento na Avenida Governador Magalhães Barata. Para ele, não há forma melhor de começar o dia. “Trabalho aqui pelo perímetro há mais de 30 anos, todo mundo já me conhece, acho que já provei todos os salgados daqui”, diz.

Experiente em atender os clientes matutinos, a proprietária Cristina Gouveia trabalha há mais de 40 anos em uma tradicional panificadora da Travessa Mauriti e calcula quantos pastéis folheados servem no “horário de pico” da manhã. “Entre 7h e 8h30, tem dias que chegamos a vender mais de 600 pastéis folhados de queijo”, conta. Ela explica que preza pela qualidade dos produtos e o valor justo por um bom café da manhã. “O que nos mantém no mercado por tantos anos é a inovação, estamos sempre trazendo novidades e oferecendo um preço justo aos nossos clientes. Nosso café da manhã é bem diverso, têm desde pão na chapa a bolos de diversos sabores, mas o nosso queridinho da casa é o pastel folhado. Inclusive, recebemos muitos clientes de outros bairros e até pedidos para delivery”, garante.

Centenária

No bairro da Batista Campos, resiste a panificadora centenária da advogada Marcela Gruppi Rodrigues. Segundo os registros, o estabelecimento existe desde 1916, mas há quem diga que o começo foi até antes da data oficial. “A panificadora é muito antiga, antes de ser da minha família há registros que já funcionava como padaria, sendo considerada como uma das mais antigas. As pessoas gostam muito de vir tomar café da manhã aqui, tanto que preparamos um cantinho especial para a preparação de tapioca. O legal é que temos clientes bem antigos, que já têm a tradição de vir tomar café todos os dias. A gente até fez uns tipos de café especiais, porque nossos clientes são como família”, atribui. Ela diz que quem chega para comprar pão sempre vai comê-lo bem quentinho.

“Aqui temos uma grande variedade de doces e salgados. Mas quem gosta de um pão gostoso e quentinho, vai sempre encontrar aqui. De 20 em 20 minutos sai uma fornada. Tentamos prezar sempre pela qualidade dos nossos produtos com uma produção diária e artesanal, e trabalhamos com uma nutricionista. Por conta da grande demanda, começamos a atender também por delivery. Conforme as épocas do ano, vamos deixando o ambiente temático, com uma programação especial”, destaca a empresária.

Marcela Gruppi Rodrigues é responsável por uma das padarias mais antigas da cidade
📷 Marcela Gruppi Rodrigues é responsável por uma das padarias mais antigas da cidade |Foto: Celso Rodrigues

Grãos selecionados e novas experiências de sabores

Algumas padarias e cafeterias mais sofisticadas já oferecem variações do café da manhã tradicional, como a localizada no bairro Curió Utinga, com seus famosos cafés, tortas geladas e cuscuz à moda nordestina. “Embora tenha gente que pense o contrário, café não é tudo igual. O tipo de grão é o que mais influencia na qualidade do café, aqui nossos grãos são selecionados”, explica Davi Daniel, atendente. O estabelecimento tem como proposta trazer um ambiente instagramável e acolhedor para o bairro. “O nosso foco é começar pelo nosso bairro e trazer para a vizinhança um espaço aconchegante para que ela não precise se deslocar para outros pontos da cidade para conhecerem uma cafeteria”, esclarece.

Ele pontua que a cafeteria tem um capuccino especial, queridinho dos clientes, com uma mistura secreta que leva chocolate e chantilly. “A nossa produção é toda feita aqui, com fermentação natural. Temos uma grande variedade de produtos, mas os mais pedidos pelos nossos clientes são o capuccino especial com o nome da casa, a torta gelada de morango e o nosso cuscuz com carne, ovo e bacon, que é a grande sensação aqui, principalmente por clientes nordestinos”, avalia.

Passaporte Belém premia os melhores da culinária paraense

O grupo de amigos Brena Costa, 35 anos, cabeleireira; Frank Silva, 39 anos, atendente; e Erika Cardoso, 29 anos, atendente, mora no bairro do Curió Utinga e conta que faltava um espaço assim naquela região. “A gente sempre gosta de se reunir para tomar um café e conversar, já frequentamos alguns pelo centro da cidade e, ter uma aqui pertinho de casa é muito bom. Agora se tornou nosso lugar favorito”, elogia Erika Cardoso.

ROTEIRO

Com esse novo conceito das padarias existentes em Belém, fica difícil só querer tomar o café da manhã em casa. Pensando nisso, a equipe do Diário do Pará selecionou seis padarias perfeitas para você conhecer e se deliciar disponíveis na cidade das mangueiras, confira abaixo.

- Panificadora São Romão

Fica no bairro da Pedreira e é conhecida pelos pastéis folhados de queijo e o seu delicioso pão de queijo. É uma excelente opção para quem busca um café da manhã reforçado e bem servido.

Endereço: Tv. Mauriti, 639 - Pedreira

Horário: 6h às 12h / 14h30 às 20h30

Panificadora São Romão
📷 Panificadora São Romão |Foto: Mauro Ângelo

- Panificadora Avenida

Esta panificadora serve um gostoso café da manhã e também é um bom lugar para lanchar depois de visitar o Parque da Residência. O menu de café oferece uma vasta variedade de salgados, mas os queridinhos são o pastel folhado francês e os croissants.

Endereço: Av. Gov Magalhães Barata, 869 - São Brás

Horário: 6h às 20h

Panificadora Avenida
📷 Panificadora Avenida |Foto: Mauro Ângelo

- Cafeteria SanMar

Para os amantes de café, a cafeteria inova com seu cardápio de café gourmet de alta qualidade, com grãos selecionados bem no bairro do Curió Utinga. Uma boa pedida é o capuccino especial SanMar acompanhado da torta gelada de morango.

Endereço: Av. João Paulo II,

456 - Curió Utinga

Horário: 6h às 12h / 15h às 21h

- Cafeteria SanMar
📷 - Cafeteria SanMar |Foto: Celso Rodrigues

- Panificadora Fortaleza do Humaitá

Considerada uma das panificadoras mais antigas de Belém, conta com um cardápio variado de salgados, lanches, doces e bebidas. Uma das especialidades da casa são as coxinhas - durante a Páscoa, o ovo de coxinha foi um sucesso e virou até notícia nos jornais. Além disso, tem um espaço especial para quem aprecia uma boa tapioquinha.

Endereço: Tv. São Pedro, 820 - Batista Campos. Horário: 6h às 19h30

Panificadora Fortaleza do Humaitá
📷 Panificadora Fortaleza do Humaitá |Foto: Celso Rodrigues

- Padaria Sagres

Fica na Avenida Serzedelo Corrêa e tem um estilo bem rústico, com o cardápio escrito na parede. A padaria serve uma variedade de pães, sanduíches, pizzas e doces caseiros.

Endereço: R. dos Caripunas, 1717 - Batista Campos

Horário: 6h às 12h / 14h às 20h30

Padaria Sagres
📷 Padaria Sagres |Foto: Ricardo Amanjás

- Armazém 25 (Umarizal)

É uma padaria e confeitaria com uma grande variedade de pães, folhados, doces, lanches e bebidas. Também funciona como buffet de café da manhã. O local também é bastante instagramável.

Endereço: Tv. Alm. Wandenkolk,

350 - Umarizal

Horário: 6h às 21h

Café especial do Armazém 25
📷 Café especial do Armazém 25 |Foto: Irene Almeida
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias