Com o tema “Eucaristia: fonte de vida que gera vocação para o reino”, a 47ª celebração pelo Dia de Corpus Christi, com a tradicional missa e procissão que conduz o Santíssimo Sacramento sob o tapete artístico de serragem e areia colorida nas ruas de Capanema, é realizada nesta quinta-feira, 8 de junho. A programação começou às 7h, com missa solene na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conduzida pelo padre Dom Carlos Verzeletti.

A Festa de Corpus Christi no município, uma das celebrações religiosas mais importantes do Estado, ganhou em junho de 2022, o status de Patrimônio Cultural Imaterial do Pará. Pulsante, a manifestação cultural que tem o tapete de serragem colorida com elementos bíblicos e símbolos alusivos à Sagrada Eucaristia, como marca identitária do evento, conta com o envolvimento de mais de 500 pessoas.

Segundo Mauro Menezes, um dos coordenadores da festividade, desde fevereiro, os membros da Igreja Matriz se organizam para concluir as atividades da festa. “Agora já concluímos a pintura das serragens, das areias e a parte dos insumos necessários para fazer o desenho, que precisa ser de acordo com o tema e lema”, pontua.

VEJA TAMBÉM: O que abre e fecha no feriado de Corpus Christi em Belém 

Durante o percurso, cerca  de 1.300 metros pelo tapete confeccionado, serão realizadas seis paradas de reflexões, momento em que os populares podem meditar sobre o texto envolvendo o tema com o padre Dom Carlos Verzeletti fazendo uma reflexão junto com os frades e padres da Igreja Matriz. 

Foto: Ana Laura Silva/Diário do Pará

MAIS ACESSADAS