Está declarado oficialmente aberto o tradicional Arrastão do Pavulagem 2023, que este ano terá como tema “Arraial por um Mundo de Paz”. O momento foi registrado, na noite de ontem (8), com a chegada dos dois Mastros de São João, na Escadinha que fica ao lado da Estação das Docas, em Belém, que foram conduzidos até a praça Waldemar Henrique, onde foram postos levantados e vão receber os brincantes nos cortejos oficiais marcados para acontecer partir do próximo domingo (11).
Os dois mastros chegaram em uma balsa do Porto Amazonas, no bairro do Guamá, junto de foliões e as comitivas dos bois Pavulagem e Malhadinho, que se juntaram às centenas de brincantes na Escadinha. “Está aberto o nosso tradicional Arrastão do Pavulagem, que vai contagiar a nossa quadra junina, que mescla toda a riqueza das culturas amazônicas. Isso é apenas uma amostra de como serão os cortejos oficiais”, disse Júnior Soares, um dos fundadores do arrastão.
+ Pavulagem faz Cortejo Fluvial e Levantação dos Mastros
+ Arrastão do Pavulagem divulga programação de 2023
Da Escadinha, os mastros saíram em cortejo sendo conduzidos pelas centenas de brincantes, ao som das canções juninas, até a praça Waldemar Henrique. No local, os dois elementos foram levantados e a festa continuou com a apresentação do grupo Arrastão do Pavulagem. “É a nossa festa popular, que reúne nossa tradição marajoara, sempre nos encantando. É muito lindo tudo isso, por isso o prazer em participar”, declarou Vanessa Raiol, 34 anos, brincante.
A atração dos Mastros de São João do Pavulagem acabou sendo também uma opção para as pessoas que ficaram em Belém no feriado de Corpus Christi, que foi celebrado ontem.
“Não viajei e quando cheguei na Estação das Docas fui surpreendida com esse encontro do Arrastão. Então, lógico que mudei os planos e vim participar do cortejo e aproveitar o feriado já nesse ritmo junino amazônico”, disse Flávia Souza, 35 anos, bancária.
Na realidade, o levantamento dos mastros antecede a série de apresentações tradicionais do Arrastão do Pavulagem pelos próximos domingos, que prometem reunir milhares de brincantes. “Se está sendo bom hoje (ontem), imagina nas manhãs dos próximos domingos, com os cortejos pela avenida Presidente Vargas e chegada na praça Waldemar Henrique. Vai ser a nossa quadra junina amazônica”, concluiu Ronaldo Silva, presidente do Instituto Pavulagem.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar