Talvez seja impossível não estar empolgado para as férias de verão. Estamos a menos de uma semana para a chegada delas e a vontade de muita gente é se lançar na primeira praia ou igarapé que encontrar pelo caminho. Com os pés na areia e a cabeça nas nuvens, a última coisa que alguém quer é se preocupar.
No entanto, o que muito gente esquece é que a chegada do verão exige dos banhistas atenção e cuidados redobrados com a pele.
Antes de mais nada, esqueça a ideia de “compensar” o tempo que passou longe de um bronzeamento ao se debruçar sob um sol escaldante por longas horas. A atitude é prejudicial para a saúde, rendendo queimaduras e, no pior cenário, um câncer de pele.
Como estamos falando do maior órgão do corpo humano, por que não oferecer um carinho especial a ele nesse período de veraneio?
“Nesse verão a pessoa pode optar por fazer uma drenagem linfática, massagem relaxante ou uma massagem modeladora porque os cremes utilizados nesses procedimentos hidratam a pele”, sugere Caroline Palheta, esteticista corporal e facial.
Os procedimentos servem para homens e mulheres e são capazes de restaurar a beleza natural da pele.
“A pessoa passa a ter uma pele mais viçosa, hidratada e bonita porque estimula a produção do colágeno e da elastina, acelera o metabolismo na área massageada por conta do aumento do fluxo sanguíneo”, explica.
VEJA TAMBÉM: Sabores do verão: restaurantes unem gastronomia e Amazônia
Deixe a pele “respirar”
Sabe quando passamos os dedos sobre a pele e fica evidente aquele rastro esbranquiçado? Isso é sinal de que a pele está “ressecada” ou “morta”, sendo necessário intervir com uma renovação celular. Para isso, existem duas formas: limpeza de pele com extração de cravos ou uma esfoliação (facial ou corporal).
A profissional garante que ambos métodos cumprem o papel da renovação celular, mas ressalta que são procedimentos diferentes. Uma esfoliação, por exemplo, pode ser feita em casa com produtos mais simples e naturais (mel e açúcar ou aveia).
“A esfoliação facial ou corporal pode ser feita em casa e auxilia na retirada do excesso de células mortas, contribuindo para uma pele mais uniforme. Em outras palavras, a pele ‘respira melhor’. Lembrando que o limite de esfoliação é uma vez por semana”, alerta a esteticista.
Diferente da esfoliação, a limpeza de pele profunda é um procedimento delicado que deve ser realizado em uma clínica de estética com um profissional habilitado. “A pessoa faz a extração de cravos e demais impurezas nos poros, deixando a pele menos oleosa. O cuidado no pós é redobrado: a pessoa tem que passar protetor solar ao sair de casa e evitar a exposição solar direta por, no mínimo, sete dias", reforça a profissional.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar