A Operação Verão 2023 foi lançada nesta sexta-feira (30) pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em conjunto com os órgãos do Sistema de Segurança e órgãos municipais de trânsito. Mais de 5,6 mil agentes de segurança pública já reforçam o efetivo em 92 localidades do Estado, com ações ostensivas e preventivas para inibir a criminalidade e garantir a segurança de todos.
Presidindo o lançamento da operação, no Centro Integrado de Comando e Controle, na Praia do Atalaia, em Salinópolis, o governador Helder Barbalho agradeceu o trabalho das forças de segurança e reforçou a satisfação de estar presente em mais um lançamento da maior operação de segurança pública.
“Cumprimento a todos os colaboradores que estão envolvidos, a partir de hoje, em mais uma Operação Verão, que de forma integrada reúne aqui mais de dez órgãos de Segurança Pública, Saúde e Ambientais, que permanentemente estarão aqui servindo a população do nosso Estado, os nossos veranistas e trabalhadores que estão atuando em Salinópolis, de maneira muito especial nas áreas de praia. Quero agradecer a parceria com o Poder Judiciário e Defensoria Pública, destacar que este ano nós estamos dando um passo adiante nas estratégias adotadas nos veraneios passados, pois teremos aqui toda a estrutura da Polícia Civil, para que seja feito o Boletim de Ocorrência e já, com a presença do Tribunal de Justiça, o Poder Judiciário possa imediatamente deliberar e dar prosseguimento aquilo que for registrado pelo cidadão que recorra a essa estrutura”, afirmou o chefe do executivo estadual.
LEIA TAMBÉM:
+ Chuva torrencial: ruas começam a alagar em Belém
+ Manutenção desligará energia de cidades paraenses em julho
+ Campanha pelo “Orgulho LGBT” será domingo (02) em Belém
O governador enfatizou ainda que a atuação integrada dos órgãos garante a eficácia das ações. “Nossa principal missão é servir a população do Estado, e essa integração mostra ao cidadão que estamos aqui aptos para dar a solução, acolher e cuidar da nossa população. Então a nossa principal missão é servir a população do nosso Estado, com a busca do serviço de excelência. Então agradeço a todos os nossos colaboradores que estarão trabalhando enquanto a população está descansando e se divertindo, e nós precisamos estar na retaguarda para permitir que a população possa desfrutar das maravilhas que o veraneio oferece em todo o Estado do Pará”, afirmou Helder Barbalho.
Centro Integrado de Comando e Controle - Para integrar as forças de segurança e garantir celeridade na tomada de decisão e alinhamento das ações, três postos de comando fazem parte da ação, sendo um em Salinópolis, na Praia do Atalaia, ao lado do atalho da Sofia; um em Mosqueiro no ônibus da Guarda Municipal de Belém, no Caramanchão, e o CICC móvel na vila de Ajuruteua, este último a partir do dia 14 deste mês.
Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o grande objetivo da Operação Verão, a maior da segurança pública do Estado, seja no período em regulação ou no número do efetivo, é preservar vidas.
“Estamos aqui em Salinópolis, visitando o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com todos os órgãos envolvidos, para que a gente possa dar mais segurança àquelas pessoas e famílias que estão aproveitando as férias escolares no nosso verão amazônico. Nossos agentes estarão durante todo o mês garantindo a segurança de todos em todo o Estado, e reforçando especificamente 92 localidades para coibir as práticas criminosas e a população se divirta com segurança e tranquilidade”, afirmou Ualame Machado.
Em Salinópolis, o CICC foi ativado durante o lançamento da Operação. O Centro reúne vários órgãos e ações integradas, a exemplo do Tribunal de Justiça que em parceria com a Polícia Civil agilizará a análise das ocorrências de menor potencial ofensivo que forem registradas no município durante o mês de julho.
Equipes integradas da Segup, por meio da Diretoria de Políticas Públicas e Prevenção Social, junto à Ouvidoria do Sistema de Segurança e outros órgãos parceiros, também atuam com o balcão de prevenção, com ações preventivas e de orientação relacionadas aos crimes de importunação sexual e abuso sexual contra crianças e adolescentes; violência doméstica, uso das linhas com cerol e também no enfrentamento à poluição sonora, para que todos possam se conscientizar e inibir esses e outros crimes, principalmente nesse período de grande movimentação.
Mosqueiro - No Distrito de Mosqueiro, o Centro de Comando e Controle Móvel, no ônibus da Guarda Municipal, já está instalado no Caramanchão, na Praia do Chapéu Virado, para integrar os agentes que reforçam as ações no distrito e monitorar os principais pontos, garantindo agilidade e celeridade nas ações de segurança.
Ações Integradas - Durante os finais de semana, de sexta-feira a domingo, em Salinópolis e Mosqueiro, serão reforçadas ações integradas como a Tolerância Zero e Lei Seca, para coibir crimes no trânsito e intensificar a fiscalização de estabelecimentos, bares e casas noturnas, e ainda nas praias e vias dos municípios.
Grande Belém - A Região Metropolitana de Belém também segue como reforço na segurança durante a ação, incluindo as rondas contínuas e efetivo nas unidades policiais para o registro de ocorrências e atendimento da população paraense.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar